• FPAK tem novo site
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

050/2015 - Algarve Classic Festival 2015

Ter, 27 de Outubro de 2015

Face às declarações proferidas na comunicação social (Sportmotores) pelo Sr. Diogo Ferrão promotor do evento Algarve Classic Festival 2015 (APDHA) e em comunicado de imprensa, durante o evento entende a FPAK esclarecer:

- uma federação é fruto de uma associação de clubes e associações e tem como finalidade principal a de “promover, regular e dirigir a nível nacional o automobilismo e o karting, nas suas diversas disciplinas”, conforme estatutos da FPAK.

- a FPAK não é co-organizadora dos campeonatos nacionais de automobilismo e karting, mas sim a organizadora destes, pois só ela tem poder para tal; no caso especifico da velocidade, a FPAK delegou na empresa promotora Full Eventos essa competência.

- o calendário dos campeonatos nacionais está definido e publicado desde o inicio do ano, em concordância com os clubes organizadores e respectivos promotores, pelo que não encontramos justificação para as afirmações “impostos pela entrada dos campeonatos nacionais e “forçou a entrada de mais uma prova.

- estranhamos também a frase “quer a FPAK quer o circuito foram avisados pela nossa organização informalmente e formalmente dos insuficientes intervalos entre corridas…” pois entendemos que este é um assunto exclusivamente a ser tratado com o clube organizador.

- não entendemos também o comentário “mas o conflito de interesses em coorganizar os campeonatos e gerir o desporto nacional…” uma vez que não só não somos coorganizadores como por outro lado é nosso dever “promover, regular e dirigir…

- apesar do acima exposto, a FPAK alertou por diversas vezes para a insuficiência de horário para tantas categorias, mas apenas a Full Eventos se disponibilizou para juntar três categorias numa só corrida, reduzindo mesmo o tempo de pista, o que não se verificou com nenhuma das categorias da responsabilidade do outro promotor.

- sobre o comentário “os pilotos nacionais infelizmente estão habituados a serem mal tratados nas organizações nacionais…” só podemos lamentar tamanha infelicidade na afirmação e mesmo alguma infeliz ingerência num assunto de um outro promotor.

- relembramos que os campeonatos nacionais, promovidos pela Full Eventos, são compostos essencialmente por pilotos portugueses, que suportam ao longo do ano este desporto; foram estes que dada a intransigência do promotor do evento ACF, manifestaram um enorme ‘fair play’ concedendo em realizar apenas duas corridas em vez das habituais seis, reduzindo o tempo de pista das mesmas e partilhando duas boxes enquanto outras categorias, não de campeonatos nacionais e com semelhante número de participantes compartilharam mais boxes (a distribuição de boxes é feita pelo promotor do evento). Assim perguntamos, quem é que trata mal os pilotos nacionais?

- mesmo antevendo atrasos no programa, a Direcção de Prova tentou sensibilizar o promotor do evento ACF para que em algumas categorias fosse reduzido o seu tempo de pista, consciente que em nada alteraria a verdade desportiva; mais uma vez não foi sentida receptividade.

Lamentamos profundamente as palavras proferidas e o tom do comunicado de imprensa, que não podemos aceitar, pois só desprestigia a FPAK, o promotor dos campeonatos nacionais, os pilotos e suas equipas.

Repudiamos veementemente qualquer insinuação que tenha existido da nossa parte alguma discriminação de qualquer competição, salientando que sempre procurámos fazer parte da solução e não do problema.