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O primeiro dia do Circuito de Sever do Vouga

Sáb, 18 de Junho de 2016

Sever do Vouga é o palco da terceira prova do Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross (CNRX) e o clube local, o Vouga Sport Clube, está já de parabéns, pois conseguiu reunir uma lista com mais de sete dezenas de participantes.

Entre os presentes, destaque-se Manuel Mello Breyner que mais uma vez marcou presença numa prova de Ralicrosss. A diferença é que desta vez voltou a "vestir a pele" de piloto e sentou-se ao volante de um Kartcross:

“Estou aqui com muito gosto e acho que era importante, dentro da minha senda de fazer uma prova de cada disciplina, vir ao Kartcross. Não é fácil, tenho que tirar o chapéu a quem cá está porque é complicado...”

Manuel Mello Breyner está ao volante de um Semog Bravo e promete que, mal possa, vai dar atenção a LeMans, para acompanhar o desempenho dos pilotos nacionais, na mais importante das provas de resistência, em que o Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), já participou.

Corridas de qualificação 

Super Cars

Joaquim Santos (Ford Focus) lidera, depois de vencer duas vezes. Pedro Matos (Citroen DS3), foi segundo na primeira corrida e nem mesmo o facto do capô se ter aberto o impediu de tentar dar luta ao homem do Ford. Mas como na manga seguinte não foi além de terceiro, permitiu que Mário Teixeira (Mitsubishi Lancer Evo III) o ultrapassasse nas contas das duas corridas. Além de segundo à geral, Mário Teixeira é também o melhor da Divisão 2.

Pedro Matos, é terceiro, empatado em pontos com o segundo. Ademar Pereira (BMW 325 IX) colecionou quartos lugares e detém igual posição. Vítor Lopes é quinto, depois de ter visto o motor do BMW calar-se na primeira grelha de partida e não ter corrido.

Super 1600

Mais corridas impróprias para cardíacos, com emoção desde a luz verde até à bandeirada xadrez.

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) foi quem levou a melhor. Escapou por entre as confusões e amealhou primeiros lugares, dois em outras tantas corridas .

José Artur Teixeira (Citroen C2 S1600) amealhou terceiro lugares e levou a melhor sobre Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600), que lutou pela vitória na primeira corrida, mas na segunda não ia além de quinto.

Hélder Ribeiro andava na frente, mas toques deixavam-lhe o Citroen C2 S1600 com algumas marcas.

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) é quinto nas contas do dia. Começou com o motor a falhar na primeira corrida e foi segundo da seguinte.

Bruno Gonçalves (Citroen Saxo S1600) tem que ir à bruxa. Um toque quando lutava pela liderança da primeira corrida, fazia-o terminar em quarto. Um capotanço, depois de um toque numa barreira, atirava-o para o sétimo posto. Contas feitas, encerra o grupo dos seis da frente... dentro do azar, até nem foi mau.

Super Nacional

Miguel Nunes (Peugeot 306) e Tiago Alexandre (Peugeot 306) dividiram as vitórias nas duas corridas de qualificação e dividiram, também os segundos lugares. Dessa forma estão na duas primeiras posições, empatados em pontos, com Nunes a ter vantagem por ter participado numa serie mais rápida.

Celmo Guicho (Renault Clio), com um quarto e um terceiro lugar, respectivamente, é o terceiro, à frente Luís Almeida (BMW 325i), que teve um desempenho semelhante.

Hugo Santos (Hond Civic Type R) está na quinta posição, à frente de João Oliveira (Peugeot 206), que terminava o dia com a porta direita bastante danificada, devido a um toque na primeira corrida.

Vera Cardoso alinhou com o Fiat Uno, para preparar a participação nas RX 1000 Series, mas uma saída de pista na primeira corrida de qualificação, comprometeu-lhe a corrida seguinte.

Super Iniciação - após segunda corrida

Santinho Mendes (Peugeot 205) dominou as duas primeira corridas de qualificação, venceu ambas e com um total de dois pontos é o líder da Iniciação.

Leandro Macedo (VW Polo) foi o segundo mais rápido na primeira serie, mas na serie seguinte  caia para terceiro, depois de ser batido por Rafael Rocha (Peugeot 106).

Nas contas da classificação Pedro Pereira (Renault Clio) faz um terceiro e um quarto lugares, é terceiro, à frente de Rafael Rocha, João Fonte Novo (Peugeot 106), de Lucas Simões (Peugeot 106) e de Andreia Sousa (Toyota Starlet), que no sétimo posto prova que corridas de automóveis também são coisas de meninas.

1ª corrida Kartcross

Após as três series da primeira corrida de qualificação, José Mota (Semog Bravo) está na frente, depois de comandar de fio-a-pavio a serie A. Pedro Rosário (Semog Bravo ER) tem mais um ponto, ele que por sua vez dominou a serie C. Nuno Bastos (ASK EVO), venceu a serie do meio e dessa forma é o terceiro classificado.

Na quarta posição classificou-se Luís Almeida (Semog Bravo 600), ele que protagonizou a oposição a Nuno Bastos. Sérgio Bandeira (Semog) foi segundo classificado na serie C, sempre muito pressionado por Mário Rato (Semog). Desta forma ocupam respectivamente a quinta e sexta posições.

1ª corrida Super Buggys

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) arrancou na frente, valendo-se da pole-position e comandou a corrida de fio-a-pavio.

A oposição era protagonizada por António Estêvão (Bombardier Maverich), que por sua vez trazia Milton Santos (Toniauto TT) colado à traseira.

Manuel Guerreiro (Atmos Strong), Paulo Godinho (PGRacing) e Jorge Fonseca (Atmos Strong) completavam o grupo dos seis da frente.

Treinos cronometrados

Kartcross

José Luís Preira (AG Sport) foi o mais rápido, numa sessão em que os dez primeiros ficaram, separados por nove décimas de segundo. Nuno Bastos (ASK Evo) foi segundo a 28 centésimas e dessa forma impôs-se a Pedro Rosário (Semog Bravo ER), por um décima de segundo!

Luís Almeida (Semog Bravo 600) e Nelson Rocha (Semog Bravo) encerram o grupo dos cinco da frente.

Super Buggys

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) foi o mais rápido, tendo feito a melhor volta em 36,225s. O Campeão em Título bateu o mais directo adversário, Nuno Neto (Toniauto TT), por 1,708s.

O terceiro posto foi discutido respectivamente por António Estêvão (Bombardier Maverich), Milton Santos (Toniauto TT) e Manuel Guerreiro (Atmos Strong). Este trio ficou separado por oito décimas de segundo.