É paragem obrigatória: o Campeonato de Portugal de Trial 4x4 em Bragança é aquele evento desportivo a que ninguém quer faltar. Prova disso é o recorde de equipas inscritas nesta etapa e os milhares de pessoas que enfrentaram as temperaturas escaldantes para ver de perto as melhores equipas nacionais. Acresce ainda o facto de o CPT4x4 se aproximar do final e os pontos de Bragança serem determinantes para encontrar os campeões.
Foi uma luta de paciência para Cláudio Ferreira (Auto Higino), mas no final das 3 horas de resistência valeu a pena. O piloto de Coruche alcançou a tão desejada vitória em termos Absolutos que teimava em lhe fugir, entrando assim na luta pelo título. Naturalmente venceu também a classe Super Proto e só precisa de alinhar na grelha de partida da última prova, em Paredes, para ser bicampeão da classe Super Proto.
Em 2018 a classe Extreme é, de longe, a mais competitiva e emocionante. Em Bragança a vantagem estava do lado da casa e António Calçada (NordHigiene Team) acabou mesmo por alcançar a vitória. E quando falta apenas uma prova para terminar o Campeonato está tudo por decidir. Quem vencer em Paredes é campeão da classe Extreme.
Luís Bacelo (Oficina Bacelo) conseguiu a segunda vitória na classe Proto em 2018 e talvez a mais importante da época. Sai de Bragança com uma vantagem que não lhe exige a vitória na última prova para se sagrar campeão.
Na Promoção André Henriques (Tufão Team) conseguiu a quarta vitória da temporada. A pista de Bragança levantou muitas dificuldades e furou alguns pneus, mas mesmo assim venceram com 1 volta de vantagem. Em teoria são já campeões da Classe Promoção, estando apenas obrigados a alinharem na grelha de partida de Paredes para poderem levantar a taça e fazer a festa.
A sexta e última prova da temporada está marcada para 14 de outubro, em Paredes.
Classe Absoluto
1.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 12 voltas
2.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 11 voltas
3.º Rui Rocha – Toyota – 10 voltas
Classe Extreme
1.º António Calçada – Suzuki Samurai Samurai R – 11 voltas
2.º António Silva – Toyota Hilux – 9 voltas
3.º João Vicente – Toyota bj40 – 9 voltas
Classe Proto
1.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 11 voltas
2.º Rui Rocha – Toyota – 10 voltas
3.º Miguel Marques – Toyota lj 70 – 9 voltas
Classe Super Proto
1.º Cláudio Ferreira – Proto Mercedes – 12 voltas
2.º Nélson Marques – 10 voltas
2.º Flávio Gomes – Crawler – 9 voltas
Classe Promoção
1.º André Henriques – Land Rover Defender td5 – 7 voltas
2.º Rui Nunes – Nissan Y61 Longo – 6 voltas
3.º Fábio Ferreira – Jeep Wrangler – 6 voltas
Classe UTV/Buggy
1.º Marco Melo – 3 voltas