• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

CISET 4X4 SANFINS DO DOURO 2018: GRANDE ESPETÁCULO DE TRIAL NO ALTO DOURO VINHATEIRO.

Seg, 11 de Junho de 2018

epois das duas primeiras provas do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 disputadas em Coruche e Santiago da Guarda, a caravana de participantes desta competição Ibérica viajou até a Trás-os-Montes no passado dia fim de semana de 9 e 10 de Junho para a singular e particularmente bela prova de Sanfins do Douro, em Alijó com o Alto Douro Vinhateiro a servir como um magnifico pano de fundo.

A recém criada APTE – Associação Portuguesa de Trial Extremo, entidade organizadora desta  prova,  teve na Associação Romaria Nossa Senhora da Piedade um parceiro de eleição como  entidade co-organizadora, resultando numa colaboração que juntou dois eventos muitos distintos – A Feira das Tripas Transmontanas e do CISET 4x4 Sanfins do Douro ,  num único fim de semana muito animado na acolhedora vila de Sanfins.

Estando integrada no calendário pela segunda vez consecutiva, a prova de Sanfins caracteriza-se por ser aquela de todo o calendário do CISET 4x4 em que mais desníveis existem, com grandes subidas e descidas cortadas a meio por uma zona mais plana com obstáculos artificiais.  Porém, esta prova ganhou um novo elemento de atração, distintivo e por enquanto único em todo o panorama do trial nacional e ibérico, uma Super Especial Noturna de Trial Urbano.    Respondendo afirmativamente ao desafio dos promotores do CISET, a organização com o apoio da empresa TrasMusica criou uma pista de obstáculos artificiais num espaço adjacente á Feira das Tripas Transmontanas, onde no sábado à noite se realizou este primeiro setor competitivo.  Claramente uma aposta ganha, foi do agrado do público e dos participantes, que enfrentaram um tipo de “terreno” novo, que diversifica ainda mais esta competição, já de si aquela que mais variedade de pistas apresenta.

No que a participantes diz respeito compareceram a esta terceira prova do ano cerca de dezena e meia de participantes, com especial destaque novamente para a classe Super Proto Mais com sete participantes.   Os restantes dividiam-se pelas restantes classes.

CLASSES FUN/SENHORAS, PROMOÇÃO E SUPER PROTO COM VENCEDORES SEM OPOSIÇÃO.

Com o evoluir dos participantes para classes superiores por um lado e com o aproximar a passos largos da prova do Couço, a maior da península Ibérica, três classes tiveram presentes apenas um representante: A classe FUN Senhoras representada pela assídua Lígia Romão do GS Team Boop, a classe Promoção representada por Emanuel Luz do Team Repower com o seu endiabrado Toyota e finalmente a classe Super Proto que teve em Óscar Barroso da equipa MattBarroso.

Todos estes participantes obviamente venceram as suas classes, mas todos eles tiveram em comum o facto de encararem a sua participação com empenho e valorizando tanto quanto conseguiram a prova. Entes todos apenas Lígia Romão sentiu dificuldades, sobretudo no setor de resistência quedando-se apenas por uma volta.  Já Emanuel Luz e Óscar Barroso quase que esqueceram que não tinham adversário diretos e deram muitas voltas ao traçado, com especial destaque o piloto do Team Repower que literalmente voava pelo percurso  e animava muito o publico presente.

CLASSE PROTO: EMANUEL PIRES DOMINADOR EM SANFIS.

Emanuel Pires e a sua equipa Electro Auto Pires venceram de forma expressiva a prova de Sanfins do Douro, com uma prestação que os deixou longe do alcance dos seus adversários, e que começou logo na Super Especial de Trial Urbano disputada no sábado à noite no centro da vila de Sanfins.    Emanuel Pires precisou de apenas 39 segundos para percorrer todo o setor, enquanto Guido Gomes da equipa Eco AGB Park, Lda.  necessitou de quase um minuto e  Luis Matos do Team Base Branca levou mais de dois minutos e meio.

O exigente setor de resistência, disputado ao inicio da tarde de domingo não se afigurava fácil, e provou ser um “osso duro de roer” não só pela própria configuração da pista e morfologia do terreno com grandes rochas, mas porque a chuva que de vez ia caindo de tempos a tempos molhava as fragas e tornava-as muito escorregadias e traiçoeiras.   Porém, a dificuldade e exigência do setor não conseguiram ainda assim intimidar os participantes, com todos eles a conseguirem dar mais de 10 voltas.  O vencedor com 16 voltas foi a equipa Electro Auto Pires, seguida da equipa Eco AGB Park Lda com 12 e finalmente da equipa Base Branca 2 com apenas 11.

Emanuel Pires levou assim para casa um merecido triunfo, enquanto Guido Gomes do Eco AGB Park, Lda recebia o troféu de segundo classificado e Luis Matos do Team Base Branca 2 recebia o troféu de terceiro.

CLASSE  SUPER PROTO MAIS: LAURINDO MENDONÇA VENCE NA CATEGORIA MAIS PARTICIPADA.

A categoria Super Proto Mais está cada vez mais participada e com cada vez melhores equipas e máquinas, tendo-se tornado na óbvia referência do CISET 4x4 e aquela que atrai mais atenções. Em Sanfins do Douro esta classe foi a última a entrar em pista e a percorrer a Super Especial de Trial Noturno, mas foi aquela que mais palmas e elogios acolheu por entre a multidão que assistia.

Luis Jorge, da equipa Hortícolas Team / Snack Bar A Curva foi quem conseguiu superar o setor no menor espaço de tempo,  necessitando de uns escassos 27 segundos para ir de um extremo a outro.  Também muito rápido, mas três segundos mais lento foi Marco Polónio da equipa Malpevent Team que realizou o segundo tempo.  Em terceiro, ficou Laurindo Mendonça da equipa Madeirense Team Sem Stress com 34,7 segundos.

Esperando-se desta classe muito espetáculo e luta em pista pela vitória, os Super Proto Mais foram os primeiros e entrar em pista para a prova de resistência e a subir ao alto do Monte da Senhora da Piedade e, apesar da magnifica paisagem que dali se avista,  a concentração de pilotos e navegadores esteve sempre focada na competição.

Laurindo Mendonça, e a sua equipa “Team Sem Stress” foram que melhor se desembaraçou dos obstáculos da pista de resistência, não se intimidando com os enormes declives do terreno e rodando sempre de forma muito rápida e segura somando umas impressionantes 19 voltas ao traçado.

A dupla Luis Jorge / Miguel Costa do Hortícolas Team / Snack Bar a Curva foi durante grande parte da corrida quem mais oposição fez à equipa vencedora,   sendo que logo na primeira volta uma avaria quase que deitava tudo a perder.    Depois, fez uma corrida sempre com um ritmo elevado, procurando recuperar do atraso, conseguindo mesmo chegar ao segundo lugar com 16 voltas.      De salientar que esta equipa, numa altura em que lutava para chegar á vitória, abdicou dessa luta por alguns instantes para socorrer uma outra equipa em dificuldades que tinha tombado o carro numa das fragas sem quaisquer outras consequências.   Após a operação de socorro, ambas as equipas regressaram á pista.

Em terceiro lugar neste setor ficou a outra formação Madeirense presente em Sanfins: a ASH Team de Adriano Santo.   Sendo um dos candidatos á vitória, um problema no seu carro impediu a equipa de imprimir o ritmo rápido que lhe é habitual, e deixando-os longe do triunfo com apenas 10 voltas realizadas.

Laurindo Mendonça foi o grande vencedor na categoria e leva de Sanfins para a Madeira o troféu respeitante ao 1º lugar,  Luis Jorge depois de uma recuperação na resistência consegue o 2º lugar final e Adriando Santo, também Madeirense terminou em terceiro.

O CISET 4X4 SANFINS DO DOURO 2018 só foi possível de realizar graças á colaboração e parcerias estabelecidas com várias entidades,  mas sobretudo com a Associação Romaria Nossa Senhora da Piedade que ajudou a APTE na preparação e realização do evento.

“Devo um agradecimento ao povo que nos recebeu de braços abertos e às entidades que nos apoiaram na realização deste evento aqui em Sanfins do Douro, mas quero aproveitar esta oportunidade para deixar um agradecimento e um reconhecimento do muito trabalho realizado a  uma pessoa em particular, que é Daniel Grácio.  Este nosso amigo teve um papel fundamental neste evento, e foi colocado á prova em diversas situações complicadas.  Porém a sua capacidade, dedicação e empenho ajudaram a que tudo corresse da melhor maneira e que os problemas que existiram não influenciassem o normal desenrolar desta espetacular prova.  Em meu nome e de toda a minha equipa quero deixar aqui este muito merecido reconhecimento, “ disse Luis Pirralho, diretor desportivo do CISET 4x4.

“Este nosso regresso a Sanfins não poderia ter corrido melhor. Aceitaram o nosso desafio para realizar uma Super Especial de Trial Urbano, e do nosso ponto de vista correu bastante bem, sendo uma mais valia não só para a prova como também para a Feira das Tripas Transmontanas e para Sanfins.  Quanto à prova de resistência no domingo, foi um grande espetáculo de trial, numa localização soberba.   A organização e seus parceiros estão de parabéns. “ concluiu o responsável máximo da competição.

O CISET 4X4 SANFINS DO DOURO é organizado pela APTE – Associação Portuguesa de Trial Extremo , tendo a Associação Romaria Nossa Senhora da Piedade  como entidade coorganizadora.   Este evento conta com o apoio do Município de Alijó, da Freguesia de Sanfins do Douro, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro,  do Agrupamento de Escuteiros 949 de Sanfins do Douro e conta ainda com os patrocínios da Adega de Favaios, do Intermarché de Alijó e da TrazMúsica.

O CISET 4x4 caminha agora a passos largos para o ponto alto da temporada, com a realização da prova do Couço já a 14 e 15 de Julho próximos.   Esta prova registou recordes de participação em 2017 e assumiu-se como a maior prova do género em toda a Península Ibérica por uma larga margem,  algo que muito possivelmente voltará a acontecer novamente em 2018 com uma lista de participantes ainda maior.   O regulamento especifico será publicado brevemente e as inscrições abertas dentro dos próximos dias.

O CHALLENGE IBÉRICO SUPER EXTREME TRIAL 4X4 é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FPAK, e conta com o apoio de: Euro 4x4 Parts, Tractomoz, Helder Tiago – Oficinas, Lubecar, Veicomer, Vulcanizadora Fragoso, Dediland,  BF Automóveis, Father Motorsport , Todoterreno.pt,  Rally-Raid Network, Skin Ovelha, TR4 Digital, Codigo 4x4, España 4x4, e Virtual Clube TT