• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

O primeiro dia do Racing Weekend em Portimão

Sáb, 9 de Julho de 2016

O Autódromo Internacional do Algarve, recebe a terceira jornada do Campeonato Nacional de Velocidade Turismo (CNVT). Dia quente, inteiramente preenchido com treinos livres e qualificações, que foram dominadas por Francisco Mora, que assim conquistou duas pole-positions.

As quatro corridas da jornada, estão marcadas para amanhã, Domingo, com o primeiro conjunto de duas corridas agendado para as 09.40 e o segundo para as 14.00 horas. 

Segunda Qualificação

José Rodrigues (Honda Civic TCR) foi quem fez o primeiro tempo digno de nota. Um minuto e 56, 994s. Nuno Batista colocava-se em segundo, mas pouco depois era batido por César Machado.

Entretanto, Francisco Abreu (VW Golf TCR) passou para a frente da qualificação, mas será “sol de pouca dura”. Francisco Mora (Seat Leon TCR) era seis décimas mais rápido e dessa forma colocava o tempo da pole-position em 1m 56, 057s, depois de desbastar mais três décimas ao tempo da sessão anterior.

Francisco Abreu fechava as contas com mais seis décimas e vai dividir a primeira linha com Mora.

José Rodrigues fechou as contas com o terceiro tempo a três décimas de Abreu e ao seu lado vai ter Cesar Machado, que rodou duas décimas mais lento.

A terceira linha da grelha vai respectivamente de Nuno Batista e de José Cabral.

Nos TCC Luís Soares Carneiro (WV Golf) levou a melhor, sobre Valter Dinis (Seat Leon Supercopa).

As corridas vão ser todas disputadas amanhã, Domingo, com a partida da primeira agendada para as 9h40.

Primeira Qualificação 

Francisco Mora (Seat Leon TCR) fez o melhor tempo da sessão, com 1m 56,322s, depois de bater a marca de José Rodrigues (Honda Civic TCR), já quase no final da sessão, pela margem de 28 centésimas.

Manuel Gião (VW Golf TCR) conquistou a terceira posição, foi 22 centésimas mais lento do que o homem do Honda. Já sobre a conclusão do tempo regulamentar, ainda tentou ficar um pouco mais à frente, mas terminaria com o tempo de 1m 56,830s

Rafael Lobato (Seat Leon Cup Racer) vai dividir a segunda linha com Gião, tendo terminado a qualificação a duas décimas do Volkswagen. Sete décimas a separaram os quatro primeiros.

Francisco Carvalho (Seat Leon Cup Racer) fez o quinto tempo, à frente António Cabral.

Nos TCC assistimos à repetição do que aconteceu durante a manhã, com Tiago Ribeiro (VW Golf) a manter a liderança na primeira metade, mas a ser batido por Rui Dinis (Seat Leon Cup Racer), por 22 centésimas de segundo.

Segunda Sessão de Treinos Livres

A primeira metade da sessão foi pouco movimentada, com apenas seis equipas a rodarem. Manuel Gião e Francisco Abreu (VW Golf TCR) rodavam em 1m 57,954s.

Só na segunda metade é que as coisas começaram a aquecer. Francisco Carvalho e Nuno Batista (Seat Leon Cup Racer) iam para pista e colocavam a melhor marca em 1m 56,686s e os homens de Golf baixavam para segundos.

Um minuto depois o tempo voltava a baixar José Rodrigues retira 51 milésimas ao melhor tempo e colocava a melhor marca em 1m 56,635s.

Tiago Ribeiro e Luís Soares Carneiro (VW Golf) eram os mais rápidos nos TCC´s, com 2m 07,237s. Aos 22 minutos as posições invertem-se nos TCC´s e a nova melhor marca é agora de Rui e Valter Dinis (Seat Leon Supercopa), com 2m 05,295s

Nos últimos cinco minutos a sessão aqueceu de novo, com toda a gente a sair para a pista, mas os tempos já não sofreriam alterações.

Primeira Sessão de Treinos Livres

Francisco Mora (Seat Leon TCR) começou por dominar a primeira sessão de treinos livres. Rapidamente colocou o tempo em 1m 56.920s.

Manuel Gião e Francisco Abreu (VW Golf TCR) rodava com mais nove décimas, mas aos onze minutos de treinos José Rodrigues (Honda Civic TCR) assinou a segunda melhor marca, ficando a 33 centésimas de Mora.

Ao passar o primeiro quarto de hora da sessão, Rafael Lobato e Cesar Machado (Seat Leon Cup Racer) bateram o tempo de Manuel Gião e “encostaram-se” a José Rodrigues. Separam-nos três décimas.

Com pouco mais de 20 minutos decorridos, Francisco Mora voltou a fazer baixar o tempo, que passou a ser de 1m 56,436s e Gião/Abreu bateram Lobato/Machado por uma décima de segundo.

Entre os TCC, na primeira meia-hora o melhor tempo foi posse de Luís Soares Carneiro e Tiago Ribeiro (VW Golf), mas aos 34 minutos Rui e Valter Dinis (Seat Leon Supercopa) rodaram em 2m 06,774s e colocaram-se na frente da categoria com nove décimas de vantagem.

Com a sessão de treinos a terminar, a dupla Abreu/Gião regressou à pista e bateu Francisco Mora por uma milésima de segundo (!). Na última volta o Golf fez, de novo, baixar o tempo, que agora passou a ser de 1m 56,392s, colocando Francisco Mora a 44 milésimas.