Esta edição está prestes a quebrar recordes de popularidade; com uma bandeja aberta para um máximo de 51 pilotos, a um custo muito razoável.
Desde 2010, o conceito de troféu Academia de Karting CIK-FIA provou o seu valor. Nesta competição, o valor dos pilotos tem precedência sobre contingências técnicas ou financeira com património incomparável.
Parolin fornece os chassis equipados com mecânicas do mesmo tipo FIM e as trocas aleatórias de motores aniquilam as diferenças.
Em 2013, por exemplo, o belga Maxime Potty trocou a sua mecânica com a do último classificado, entre as duas corridas do meeting d'Ortona, o que em nada mudou o seu resultado final, 2º em ambas as corridas, não foi impeditivo de vencer o Troféu.
No final, o troféu Academia de Karting CIK-FIA oferece uma competição mundial de kart, a mais justa, a mais aberta e a menos onerosa.
Além dos karts completos estritamente idênticos, o Troféu Academia de Karting CIK-FIA gira em torno de vários pontos-chave. Todos os concorrentes receberão as mesmas combinações (fatos de competição) ostentando o logo FIA Action for Road Safety, gratuitamente colocados à disposição pela MIR, bem como um par de luvas. Os concorrentes disporão de tendas similares, 4,5 m por 3 m. Os pilotos deverão ter uma licença internacional C Júnior e terem sido nascidos entre 1 de Janeiro de 1999 e 31.12.2001. Este ano, os pilotos participantes pelo primeiro ano num Campeonato da CIK-FIA, poderão também alinhar, se desejarem, no início do Campeonato da Europa e do Mundo na categoria KF-Júnior CIK-FIA.
O combustível ecológico E10 será disponibilizado por Panta, enquanto os pneus tipo Opção 2014 virão da Bridgestone a um preço por jogo de €165.
A inscrição, incluindo o aluguer de kart completo, a combinação e luvas, ascende a €2095 para os três eventos da temporada 2014, acrescido de um depósito de €600. Os pilotos devem gerir o seu próprio mecânico e ter as suas ferramentas pessoais.
Os três eventos do calendário 2014 terão lugar ao mesmo tempo, que os Campeonatos Europeus e do Mundo CIK-FIA de KZ, desfrutando, assim, a atmosfera e o impacto dos prestigiados meetings juntamente com os maiores pilotos do mundo. O primeiro meeting tem lugar de 12 a 15 de Junho de 2014 em Genk (BEL), incluindo um dia de treino.
A segunda prova terá lugar em Wackersdorf (DEU) de 11 a 13 de Julho e a última de 10 a 12 em Sarno (ITA) em Outubro.
Em conformidade com o Art.º 17) do respectivo Regulamento, a selecção dos pilotos compete às suas ADN’s e à razão de apenas um piloto por cada ADN.
A FPAK irá seleccionar de entre os seus licenciados, um piloto de acordo com o regulamento do grupo alvo:
- pilotos com a idade mínima de 13 anos (ou que a completem no corrente ano).
- e no máximo de 15 anos (desde que não estejam cumpridos antes de 31 de Dezembro de 2014).
- que seja titular de uma licença internacional de karting de grau C - Júnior.
Um piloto classificado entre os 15 primeiros dum precedente Campeonato da CIK-FIA da categoria Júnior não será aceite.
A FPAK determinou como critério de elegibilidade dos pilotos, de acordo com a faixa etária em que se encontram, que possam ser titulares de uma licença CIK-FIA internacional de Karting de grau C-Júnior e o recurso às classificações finais de 2013.
Assim a 1ª opção é para os melhores classificados no CPK Júnior 2013, seguindo-se pela ordem indicada os melhores classificados na TPK Júnior 2013 e melhores classificados no CPK Juvenis 2013 e seguidamente a TPK Juvenis 2013.
Os interessados, devem contactar a FPAK até dia 15 de Março de 2014.


