• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Duelo pela liderança intensifica-se no Rally de Portugal

Sáb, 23 de Maio de 2015

O Vodafone Rally de Portugal está a ser muito disputado com quatro pilotos separados por 19,1 segundos e os dois primeiros discutem a liderança separados por 6,1s. Jari-Matti Latvala está na frente mas Kris Meeke venceu em Fridão 1, o troço mais longo da prova com 37,67 km, e aproximou-se da dianteira. O britânico da Citroën recuperou 5,1s e colocou o finlandês da Volkswagen sob maior pressão. 

Quem também fez um balanço positivo da secção matinal foi Sébastien Ogier. Quarto na estrada, o francês não seria tão penalizado mas com o abandono de Evans e de Bertelli passou a ser o segundo logo atrás de Qassimi e perdeu algum tempo com falta de tracção no Polo WRC. Ainda assim, o líder do campeonato recuperou face aos adversários e subiu de sexto para quarto, tendo encurtado a diferença temporal de 25,9s para 19,1s. 

O terceiro classificado, Andreas Mikkelsen não foi além do quarto registo em Fridão 1 e agora tem Ogier a apenas 3,8s de distância, enquanto Ott Tanak é o melhor dos Ford. O jovem estónio foi o quinto na classificativa nº10 e ocupa a mesma posição na geral à frente de Dani Sordo e de Mads Ostberg. 

O espanhol é o melhor Hyundai mas sentiu dificuldades em pilotar de forma agressiva na última especial da manhã. Ostberg também não ficou satisfeito com o seu tempo, principalmente porque não percebeu a razão para tal registo. Hayden Paddon, Robert Kubica e Martin Prokop completam o top-ten, com vantagem para o neozelandês da Hyundai. 

Os quase 40 km de Fridão 1 colocaram grandes desafios aos pilotos. Lorenzo Bertelli sofreu um acidente que resultou no capotanço do Ford Fiesta. A equipa ficou bem mas tudo indica que não pode voltar amanhã porque a estrutura do carro ficou danificada. Yazeed Al Rajhi, Karl Kruuda e Julien Maurin bateram todos na mesma pedra. Mas se os dois últimos conseguiram chegar ao fim da classificativa, Al Rajhi não teve a mesma sorte e não continua para fazer a secção da tarde. No WRC2, a competição está extremamente interessante. Nasser Al-Attiyah está no comando com o Ford Fiesta RRC. Mas depois de uma demonstração de força dos pilotos oficiais da Skoda ao longo de toda a secção, o qatari tem os dois a pressioná-lo. Pontus Tidemand é a maior ameaça. Está em segundo a 13,6s, enquanto o campeão europeu de ralis, Esapekka Lappi, ocupa o terceiro posto a 21,9s.