• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Francisco Abreu e Álvaro Parente dominam no Algarve

Dom, 6 de Setembro de 2015

Francisco Abreu (Tattus PY012) partiu muito bem e rapidamente se colocou na frente da prova, batendo Rafael Lobato (Norma M20FC), que partia da pole-position. Miguel Cristóvão (Wolf GB08) é uma sombra dos primeiros e rodam todos praticamente “colados”.

Miguel Lobo (radical SR3) é quarto classificado, primeiro entre os C3 e Francisco Mora (Seat Leon Cup Racer), o líder dos turismos é quinto.

Ivo Nogueira (Tattus PY012) roda na sexta posição, claramente abaixo do seu andamento habitual, debatendo-se com um motor menos bom.

Aos 15 minutos de prova Abreu continua na primeira posição e Lobato andava a cerca de um segundo do líder. Cristóvão estava agora a mais ou menos oito segundos da “cabeça” da corrida.

Miguel Cristóvão é o primeiro a rumar para as boxes, mal foi aberta a janela para de troca de pilotos. Pouco depois é vez de Lobato passar os comandos do Norma a Pedro Salvador, sendo Abreu o último do trio da frente a fazer a troca. O desenrolar da segunda metade da corrida dirá qual a melhor estratégia de boxes.

A 18 minutos do fim da prova as posições dianteiras estavam inalteradas, mas Armando Parente (Tattus PY012) tinha conseguido dilatar a vantagem sobre Pedro Salvador (Norma M20FC), que estava agora a cerca de 3,5s.

Lá mais para trás uma luta interessante, Francisco Mora (Seat Leon) e Miguel Barbosa (Tattus PY012) andam próximos, mas é Sol de pouca dura. Definitivamente o motor do Tattus recusa-se a andar e Barbosa segue para as boxes.

A cerca de oito minutos do fim da corrida Pedro Salvador está a ser mais rápido que Armando Parente, mas a imposição de um “drive-through”, por uma infracção na troca de pilotos, coloca-o no terceiro posto, atrás de José Pedro Faria (Wolf GB08).

Miguel Lobo (Radical SR3) é quarto da geral, é igualmente o vencedor da Categoria C3 e Francisco Mora leva o Seat TCR até ao quinto lugar final e é o melhor Turismo.

A classificação final estava encontrada. Os 50 pontos amealhados a que se juntam mais dois, pelas melhores voltas, colocam Francisco Abreu e Armando Parente a 10 pontos de Pedro Salvador e Rafael Lobato. A decisão do Campeonato vai ter lugar na última prova.

Dizem os vencedores

Francisco Abreu

"Foi um excelente fim-de-semana. Hoje fui eu que arranquei. O Lobato deu um espaço no gancho da  torre, sabíamos que nas primeiras voltas iam ser mais rápidos, eu ali tentei logo ultrapassar e tentei a seguir forçar o andamento, não deixar que eles nos passassem. Consegui ganhar algum espaço, depois chegamos à troca, fizemos uma excelente troca, conseguimos sair ainda 3 segundos à frente do Salvador e ainda beneficiamos do facto de que o Salvador tinha um drive-trough para cumprir. Depois foi controlar, o Armando controlou até ao fim e fez um excelente segundo turno."

Armando Parente

"Correu de uma forma perfeita. Vitória, volta mais rápida, foi perfeito. O primeiro turno do Francisco foi fantástico; andou fortíssimo, experimentamos umas mudanças no carro que não resultaram tão bem mas mesmo assim o carro manteve-se muito bem. No meu turno comecei a ter problemas com o desgaste dos pneus, começou a ficar mais difícil guiar o carro, mas ainda tinha dois segundos e pouco de vantagem, estava controlada a margem. Claro que o drive-trough ajudou-nos muito, deixou-me fazer o final de corrida mais relaxado, mas penso que mesmo sem isso, com o andamento que tínhamos, a vitória seria nossa."

Francisco Mora

"Deu para treinar mais um bocado o ritmo de corrida, tentamos fazer voltas direitinhas, certinhas... Esta corrida foi mais difícil do que a de ontem porque estava muito mais quente e também tive mais dobragens e tudo mais e então era complicado. Mas deu para treinar, para ganhar ritmo e tudo mais que é isso que viemos cá fazer. Treinar e dar o nosso melhor, encaramos sempre assim. O carro é fantástico, muito giro de guiar e pena mesmo é que não tenha tido mais adversários, pois ia ser uma grande corrida."