
O maior evento de Automóveis Clássicos da Península Ibérica regressa entre 23 e 25 de Outubro, com o objectivo de ser o maior de sempre. Co-organizado pelo Autódromo e Diogo Ferrão, o Algarve Classic Festival em 2015 continuará a crescer em qualidade e quantidade após a parceria estabelecida e que possibilitou que o número de equipas inscritas em 2014 tivesse duplicado, sendo considerado já um dos maiores da Europa
O formato do Algarve Classic Festival (ACF) irá manter-se, contando com 11 provas todas internacionais, trazendo ao Algarve os melhores carros e pilotos do mundo, da especialidade. O sábado e o domingo serão totalmente dedicados às 17 corridas do heterogéneo programa, no qual o público pode ver e rever todas as décadas do Automobilismo, desde os anos 30’s aos anos 80’s.
O objectivo para 2015 será reunir no Algarve mais de 450 Clássicos de toda a Europa, entre veículos de competição e Clubes, trazendo mais de 500 Pilotos de 28 Países numa grande festa do Desporto Automóvel.
O Algarve Classic Festival apresenta um conceito muito atractivo para todos os “gentlemen drivers”, oferecendo um dos melhores traçados do mundo, com instalações modernas e seguras para carros e Pilotos. Tudo isto conjugado com o tradicional bom tempo algarvio, numa altura do ano em que o resto da Europa já se encontra em pleno inverno.
Como grande novidade, o ACF acrescenta ao seu museu dinâmico a competição CER 1 Pre-1971, competição para Sport-Protótipos e GT’s até 1971, também organizada pela Peter Auto, onde competem viaturas tão queridas do público português, como Chevron B8, Ford GT40, Ferrari 512M, Lolas T70, Ferrari 365 GTB/4 Daytona, entre outros modelos do antigo Campeonato Mundial de Marcas até 1971.
Outra grande novidade será a corrida comemorativa do desenho do Lotus Seven. De forma a festejar o 60º aniversário do modelo desenhado em apenas uma semana pelo talentoso Colin Chapman, o Lotus SEVEN é muito provavelmente o modelo que se encontra há mais tempo em produção, agora através da Caterham que comprou os direitos de produção à Lotus. Neste evento estão já confirmados o campeonato Caterham Graduates Inglês e a Portuguesa Super 7 by KIA.
De regresso estão as competições HGPCA para Formula 1, construídos antes de 1965, na altura onde os pequenos construtores Britânicos dominavam a Formula 1 como a Lotus, a BRM e a Brabham.
Também de regresso ao Algarve, está a competição GTSCC para automóveis de Grande Turismo de prestígio como os Ferrari 250 SWB, AC Cobras, Jaguar E-Type entre outros fantásticos modelos da década de 1960, que aparecem no seu esplendor durante o Goodwood Revival.
Outro destaque em 2015, será o Classic Endurance Racing 2 Pre-1979, que traz as grandes maquinas World Sport Car Championship até 1979. Modelos míticos como os Porsche 935 K3, Lola T280, Chevron B36, Ferrari / 512 BBLM, BMW M1 serão admitidos e alinharão numa inesquecível corrida de 60 minutos.
Após o sucesso em 2014 com mais de 100 participantes, obviamente serão novamente organizadas exposições e desfiles de Clubes de Clássicos. Com condições muito atractivas, o Algarve Classic Festival está de momento a acordar com diversos clubes a organização de passeios e rallies até ao local do evento, onde os coleccionadores poderão conhecer outros coleccionadores e “gentlemen drivers” num ambiente descontraído e informal.


