
O Campeonato Nacional de Montanha (CNM) só se vai decidir na última prova, na Penha. João Fonseca passou para a frente da classificação, mas a vantagem de uma dezena de pontos não lhe permite ainda comemorar e Rui Ramalho pode ter uma palavra a dizer no que ao título diz respeito.
Tiago Reis é que esteve imparável. Aproveitou bem a vantagem da tracção integral no piso muito molhado do Caramulo e venceu à geral. Em termos de tabela de classificação da Categoria 3, Reis era já virtual vencedor e agora junta-se-lhe também, em termos de títulos, o seu irmão Edgar Reis que também já pode comemorar antecipadamente.
3ª Subida de prova
Como se não bastasse ter rodado no segundo 37, Tiago Reis (Ford Fiesta RS) ainda baixou mais o tempo, fechou a melhor marca do dia em 1m 36,852, deixou João Fonseca (Norma M20 FC) a 1,2 segundos e conseguiu a vitória à geral, com o tempo total de 3m 04,584 segundos.
João Fonseca terminou em segundo, a 2,5s de Reis, passou para a frente da classificação do Campeonato, mas a decisão só vai acontecer na última prova, na Penha, no final deste mês.
Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) encerrou o pódio da geral, faz segundo na categoria 3. Desta feita não sentiu problemas no motor do carro japonês.
Ricardo Gomes (Seat Leon) deu-se muito bem nos 2800 metros de piso encharcado da Rampa do Caramulo. Terminou na quinta posição da geral, fez pódio na Categoria 3 e ainda bateu o companheiro de equipa, José Correia (Seat Leon) por duas décimas de segundo.
Luís Nunes (Seat Leon) foi outro dos que lutaram por este lugar, mas seria sexto, à frente de Manuel Correia (Skoda Fábia S2000), que simultaneamente vencia a Categoria 2. Edgar Reis optava por levar o Porsche para parque fechado antes de da subida e comemorava já o facto de ser o virtual campeão da Categoria 2.
Na Categoria 4, Cândido Monteiro (Datsun 1200) foi um duplo vencedor da subida, pois juntou a vitória na Taça 1300.
2ª Subida de prova
Tiago Reis (Ford Fiesta RS) entrou ao ataque e voltou a baixar o tempo, tendo sido o único a rodar no segundo 37. Um minuto e 37,732 segundos é o tempo do homem do Team Transfradelos. Coloca-se na cabeça da classificação geral e da Categoria 3.
João Fonseca (Norma M20FC) roda 1,238s mais lento, é primeiro na Categoria 1, segundo à geral e em termos de campeonato, controla o resultado de Rui Ramalho (Juno CN09), que é segundo na categoria e quarto da geral, atrás do Mitsubishi Lancer Evo VI de Manuel Pereira.
Ricardo Gomes (Seat Leon) salta para o quinto posto, numa luta sem quartel com Luís Nunes (Seat Leon), que apenas foi 215 milésimas mais lento.
Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) mantém-se na frente da Categoria 2, agora com mais pressão exercida por Edgar Reis (Porsche 997 GT3).
Flávio Saínhas (Ford Escort) é o melhor de entre os concorrentes da Categoria 4.
1ª Subida de prova
João Fonseca baixou o tempo dos treinos em 2,8 segundos e colocou-se na frente da classificação geral e primeiro na Categoria 1, com o tempo 1m 39,483s. No entanto, se a classificação na categoria está razoavelmente segura, já na geral tudo está muito mais difícil, é que Tiago Reis (Ford Fiesta) está “uma sombra” de Fonseca. A diferença entre ambos é de 16 centésimas de segundo.
Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) mantém-se com o terceiro tempo da geral, segundo da Categoria 3, atrás de Reis, que está1,5 segundos mais rápido que o homem da Mitsubishi Lancer.
Rui Ramalho alinha com o Juno CN09 habitualmente conduzido pelo seu irmão Paulo. Nesta subida ficou a 2,465s do primeiro posto, o que o coloca no quarto posto, segundo da categoria. Esta classificação em nada interessa a Ramalho, em termos de luta pelo título.
Com o quinto tempo da geral, está Manuel Correia (Skoda Fabia S2000), que lidera a categoria 2. Esta é uma dessas posições que se decide numa “luta fratricida”, é que o seu irmão, José Correia está a 53 milésimas e é o terceiro da categoria 3.
Treinos
Tiago Reis (Ford Fiesta RS) esteve (literalmente) como peixe na água. A tracção integral ajudou à subida com piso completamente encharcado e o tempo ficou “fechado” em 1m 40,853s. João Fonseca (Norma M20FC) foi o segundo melhor, a 1,439s. Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) também se deu bem com a água e fez a terceira marca da manhã a 3,916s.


