• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Término das hostilidades em Montalegre

Dom, 27 de Setembro de 2015

Montalegre recebeu a sétima jornada do Campeonato Nacional de Ralicross/Kartcross (CNRX), com organização do Clube Automóvel de Vila Real. Com a época a chegar ao fim, definem-se os campeonatos e foram já decididos os títulos do Kartcross para Pedro Rosário, da Super 1600 para Bruno Gonçalves e na Super Nacional para João Oliveira.

Finais

Super Iniciação

Santinho Mendes voltou a partir na frente, mais uma vez manteve a primeira posição e de novo José Eduardo Rodrigues se colou à traseira do Peugeot.

Leandro Macedo (WV Polo) assumiu a terceira posição, com Pedro Pereira (Renault Clio) completamente colado.

Andreia Sousa (Toyota Starlet) rodava na quinta posição.

José Eduardo Rodrigues foi à joker lap e perdeu duas posições. Saiu colado à traseira do Clio de Pedro Pereira, que ultrapassou de seguida.

Santinho Mendes vai à joker lap a regressa atrás de Leandro Macedo, o toque entre ambos é inevitável, mas Macedo aguenta-se bem e vence a corrida.

Santinho Mendes é segundo, José Eduardo Rodrigues terceiro, Pedro Pereira é o quarto classificado e Andreia Sousa termina na quinta posição.

Que grande corrida e que grande demonstração de desportivismo, com os adversários a abraçarem-se, depois lutarem sem quartel, pelas posições da frente.

Como curiosidade: Leandro Macedo iniciou-se no Ralicross há exactamente 364 dias, em Montalegre e ganhou. 

Super Nacional

Paulo Reis partiu na frente e na curva um, ao defender a posição, terminou de rodas para o ar… Bandeira vermelha e nova grelha de partida.

Com o lugar da ‘pole-position’ livre João Oliveira (Peugeot 206) fica com a vida um pouco mais facilitada para ser primeiro.

Tiago Seguro (Peugeot 306) assume a segunda posição, José Sousa (Peugeot 306) a rodar próximo nos primeiros metros. Entretanto Bruno Ferreira lança  o ataque e Sousa tem que “fechar a porta” para aguentar a posição.

Tiago Seguro trava demasiado tarde, para a curva três, faz um monumental pião e acaba de traseira contra uma barreira de protecção.

João Oliveira fica destacado na frente. José Sousa é o segundo classificado. Bruno Ferreira é terceiro e prefere gerir a corrida até ao fim.

Ademar Pereira (Renault Megane) é o quarto a cortar a meta. 

No final, João Oliveira festejava mais efusivamente, pois com esta vitória é já o virtual Campeão da categoria. 

Super 1600

Pedro Almeida (Peugeot 206 S1600) assumiu a primeira posição. O detentor da pole-position, Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car), seguiu para a joker lap e Hélder Ribeiro (Citroen C2) tinha uma saída ligeira na curva um.

Pedro Almeida está na frente mas a ida à joker lap é decisiva. Regressa ao traçado principal atrás de Bruno Gonçalves. Rodam sempre muito próximos até ao final, mas o dia era definitivamente do homem do Citroen Saxo, que já pode comemorar o título. Bruno Gonçalves é o virtual campeão na Super 1600. 

Super Nacional 4WD

O início da prova até foi bastante morno. Carlos Fernandes (Toyota Celica) optava pela joker lap e Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-motor) ficava na frente.

Mas com a ida do homem do Citroen à joker lap, tudo se alterava. Fernandes fica à frente por “uma unha negra”, Costa dá o tudo por tudo para ser primeiro.

Os dois carros rodam colados, mas um exagero na curva dois, que Costa “cortou” em demasia, fê-lo perder  uma décimas preciosas e logo de seguida uma atravessadela, das que fazem levantar o público e perder tempo, fez com tudo parecesse arrumado. Mas longe de assim ser…

Carlos Fernandes tem uma falha de concentração e segue com o Celica pela escapatória da curva quatro. Perde tempo e Daniel Costa “cola-se-lhe” à traseira. Sobram uns 200 metros para decidir tudo, a favor de Carlos Fernandes.

Kartcross

Pedro Rosário (Semog Bravo) aproveitou bem a ‘pole-position’, para se colocar na frente da prova logo na partida.

José Mota (Semog Bravo) coloca-se em segundo e o terceiro posto é discutido como se não houvesse amanhã. José Pinheiro (Semog Bravo) leva a melhor, Luís Almeida (Semog) baixa para quarto.

Nelson Rocha (Semog 600) dá tudo para manter o espanhol Feliz Somohano (Camotos 600) atrás. Nesta luta ibérica Somohano leva a melhor, com a corrida mais ou menos a meio.

Pedro Rosário destaca-se e ganha a corrida e com esta pontuação sagra-se virtualmente Campeão.  José Mota é segundo a 4,8 segundos, seguido por José Pinheiro, Luís Almeida e Felix Somohano é quinto, à frente de Nelson Rocha.  

3ª corrida de qualificação

Super Iniciação

Santinho Mendes (Peugeot 205) defendeu bem a ‘pole-position’  na partida, aguentou a pressão de José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet).

Leandro Macedo (WV Polo) era terceiro mas não chegou a concluir a primeira volta. Desistia com problemas mecânicos.

Pedro Pereira (Renault Clio) roda em terceiro, mas já tinha cumprido o desvio chamado joker lap. Ora quando José Eduardo Rodrigues vai à “joker” fica atrás de Pereira.

Santinho Mendes segue para ganhar mais uma corrida, Pedro Pereira é segundo, José Eduardo Rodrigues o terceiro e Andreia Sousa (Toyota Starlet) termina no quarto posto.

 Super Nacional

Paulo Reis (Renault Clio) partiu da ‘pole-position’ a teve que se aguentar na curva um João Oliveira (Peugeot 206) e José Sousa (Peugeot 306) tentavam a sorte.

Depois, segundo e terceiro envolvem-se numa disputa pelo segundo posto e José Sousa leva a melhor.

João Oliveira roda em terceiro e vê Ademar Pereira (Renault Megane) a aproximar-se.

Concluídas as idas à joker lap e tudo volta a ficar “compactado”.  Reis é o primeiro a terminar, mas José Sousa e João Oliveira terminam colados, menos de dois segundos separam os três da frente. Ademar Pereira é quarto, trazendo José Sousa, (Peugeot 306) a seis décimas. Magda Olveira (Peugeot 106) encerra o top 6.

Super 1600

A história da corrida começa com uma falsa partida de Hélder Ribeiro (Citroen C2). Depois já com o arranque como deve ser”, é Pedro Almeida (Peugeot 206 S1600) quem assume o comando.

Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car) é Segundo, com muita pressão, no início, por parte de Ribeiro.

Com a ida à Joker Lap, Pedro Almeida baixa para terceiro e só tem uma volta para recuperar. A última volta foi diabólica. Almeida primeiro passou Ribeiro e depois colou-se à traseira do Saxo Kit Car. Bruno Gonçalves geriu os últimos metros e ganhou.

Super Nacional 4WD

Daniel Costa voltou a ditar lei, com o Citroen Saxo Bimotor, Carlos Fernandes (Toyota Celica) deu réplica, mas foi o segundo classificado.

Kartcross

Pedro Rosário (Semog Bravo) aproveitou o facto de partir da ‘pole-position’, para assumir a liderança logo no incido da corrida. José Mota (Semog Bravo) roda em segundo, à frente de Luís Almeida (Semog).

Entretanto a terceira posição começa a ser fortemente atacada Almeida tem que se defender de Nuno Bastos (ASK EVO 14) e de Felix Somohano (Camotos 600). A luta durou até ao baixar da bandeira xadrez e bastos levou a melhor.

As posições seguintes foram igualmente discutidas com afinco e Artur Monteiro (AG 600) consegui ser sexto, após muito trabalho.

2ª corrida de qualificação

Super Iniciação

Início de corrida animado, com José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet) e Santinho Mendes (Peugeot 205) a discutirem a primeira posição; todos os outros seguem para a joker lap.

No início da segunda volta já estava Santinho na Frente e pouco depois aparecia Leandro Macedo (WV Polo) na segunda posição.

José Eduardo Rodrigues, em pouco tempo baixava para quarto, atrás de Pedro Pereira (Renault Clio).

Santinho Mendes vai à joker lap, ao regressar à pista entra a par de Leandro Macedo e o toque é inevitável. A prova termina aí para o piloto de Vila Real, Santinho segue para receber a bandeirada.

Super Nacional

João Oliveira (Peugeot 206) arrancou na frente, mas com enorme pressão por parte de Paulo Reis (Renault Clio). Lá atrás a discussão por qualquer posição é acesa.

À entrada da segunda volta João Oliveira faz uma grande atravessadela e perde tempo precioso. Segue para a Joker Lap e Paulo Reis é primeiro um pouco mais descansado.

Tiago Seguro (Peugeot 306), que vinha a furar desde a quinta posição chega até segundo e aproxima-se do Clio, que cruza a meta com o motor cortado… mas chegou para vencer.

Entretanto João Oliveira, tinha ganho uma posição e terminou a dois segundos do primeiro. Atrás vêm Tiago Seguro, José Sousa (Peugeot 306) e Bruno Ferreira (Honda Civic).

Super 1600

Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit car) partiu da ‘pole-position’ e seguiu para a joker lap. Pedro Almeida (Peugeot 206 S1600) passa Hélder Ribeiro (Citroen C2) e fica na frente da corrida.

Bruno Gonçalves aparece a pressionar Ribeiro e após grande discussão está na segunda posição. Pedro Almeida segue para joker lap e cede o comando ao homem do Citroen Saxo Kit Car.

Os três seguem colados. Mas as posições ficam definidas, com Bruno Gonçalves a ganhar, seguido por Pedro Almeida e Hélder Ribeiro.

Super Nacional 4WD

Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-motor) partiu à frente. Carlos Fernandes (Toyota Celica) seguiu para joker lap.

Parecia uma corrida aborrecida, até que Costa segue, por sua vez, para a joker lap e passa para segundo. Rodam colados, até que o homem do Saxo passa para a frente e segue para ganhar de novo.

Kartcross

José Pinheiro (Semog Bravo) arrancou bem e passou para primeiro. José Mota (Semog Bravo) positivamente voa até ao segundo posto, com o Semog a levantar as quatro rodas na curva dois.

Pedro Rosário (semog Bravo) que tinha partido da terceira linha da grelha, ultrapassa Mota e está a pressionar José Pinheiro, enquanto Mota não tira pé e mantem a terceira posição.

Felix Somohano (Camotos 600) é um quarto classificado a custo, tem enorme pressão por parte de Nuno Bastos (ASK EVO 14), que não queria de todo ser quinto classificado, mas assim teve que ser…

Luís Almeida (Semog) encerrou o grupo lote dos seis primeiros.