• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

054/2014 - Reunião FPAK e RFEdA

Seg, 6 de Outubro de 2014

Os Presidentes das federações de automobilismo e karting de Espanha e Portugal, estiveram reunidos na passada semana para a habitual reunião trimestral.

Nessa reunião foram abordados vários temas de modo a que cada vez mais o nosso desporto possa ser ibérico e assim podermos retirar sinergias dessa colaboração.

Assim foram estabelecidos os seguintes acordos:

- Manter o acordo entre as duas federações no que respeita a provas realizadas em ambos os países, pois as mesmas carecem de autorização das respectivas federações.

- Manter e melhorar a divulgação da Taça Ibérica de Todo o Terreno e proceder á escolha das respectivas provas pontuáveis.

- Manter e melhorar a divulgação da Taça Ibérica de Montanha e proceder á escolha das respectivas provas pontuáveis.

- Solicitou-se à RFEDA (com chancela FIA) dois cursos de formação para comissários desportivos e técnicos.

- Acordou-se, a exemplo da Licença Nacional A, uma paridade também com a Licença Nacional B em provas disputadas em Espanha, não FIA.

Abordaram-se ainda os seguintes temas:

- Possibilidade de realizar uma Taça Ibérica de Ralis, para asfalto e terra, bem como uma Taça Ibérica de Velocidade.

- Abordou-se a ideia de se realizar uma prova do Campeonato de Espanha de Autocross em Portugal, com vista á criação de uma Taça Ibérica.

- Karting, vai ser promovida uma reunião entre dirigentes e técnicos de modo a estudarem a possibilidade de aproximar os regulamentos por forma a realizarem-se eventos conjuntos.

- Vão ser promovidas reuniões entre técnicos das duas federações de modo a que os regulamentos (de todas as modalidades) possam cada vez mais ser semelhantes.

Salientamos o excelente clima em que a reunião decorreu, fruto de uma abertura e enorme vontade de ambas as partes, para que cada vez mais este desporto possa ser ibérico.