Na sequência do comentário publicado pelo piloto João Silva, que disputa o Campeonato da Madeira de Ralis Coral, na rede social Facebook, entendeu a FPAK esclarecer o seguinte:
- De acordo com o Art. 13 do Código Desportivo Internacional qualquer Concorrente em provas sob a égide da FPAK ou FIA pode apresentar “Reclamações”, neste caso especifico à “alegada não conformidade de Automóveis com as regulamentações”;
- Não foi recibo pelo Colégio de Comissários Desportivos qualquer Reclamação do concorrente acima mencionado ou de outro, pelo que consideramos o comentário no Facebook despropositado assim como difamatório quer, do trabalho da FPAK quer, da legalidade da participação de outros pilotos em provas.
- Tem sido apanágio desta Direcção, dada a competitividade cada vez maior das provas insulares, o controlo regulamentar. Como é do conhecimento geral, a FPAK fez investimentos para assegurar na Madeira, em permanência, Balanças de pesagem certificada e válvulas ‘Pop-Off’.
- Na última prova, excepcionalmente, as Balanças não chegaram ao evento em tempo útil devido a problemas aduaneiros. No que respeita às válvulas ‘Pop Off’ as mesmas estavam a ser utilizadas na Ilha Terceira onde decorria uma prova do Campeonato dos Açores de Ralis. Daqui em diante, tanto as Balanças como as válvulas ‘Pop Off’ permanecerão na Madeira.
Apelamos desta forma ao bom senso de todos os Concorrentes para procederem de acordo com a regulamentação técnica e desportiva evitando cimentar a discórdia e a dúvida quando, na realidade, o deviam fazer de acordo com o mencionado no Código Desportivo Internacional. Mais lembramos que nunca, como agora, houve tanto controle para assegurar a conformidade dos regulamentos.


