• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Animação nas corridas finais do Ralicross em Lousada

Dom, 18 de Outubro de 2015

O Campeonato Nacional de Ralicross/Kartcross 2015 teve o seu epílogo na Pista da Costilha, pela mão do Clube Automóvel de Lousada.

Jornada muito animada, com uma lista de inscritos de luxo, marcada pela chuva. A prova foi fundamental para a atribuição dos Campeonatos da Super Car, que foi vencido por Mário Barbosa e da Super Nacional 4WD, que está ainda com a classificação suspensa, devido a um protesto.

Como nota de curiosidade, realce-se a presença do Ex-Campeão Nacional de Ralis, Santinho Mendes, que em 1984 participou na prova de inauguração desta pista e que desta feita, aproveitou para comemorar os seus 75 anos e a vitória no Campeonato da Super 1400 Iniciação, pelo seu neto, Santinho Mendes. 

FINAIS

Super Cars

Mário Barbosa (Citroen DS3 WRC) voltou a partir na frente. Joaquim Santos (Ford Focus) discute a curva um com Dany Moreau (Renault Clio Super Car) e o espaço entre o rail e o Renault Clio fica exiguo e o toque acontece. Santos ficou a perder e o francês seguiu para o segundo posto.

Miguel Moura (Ford Escort Cosworth) coloca-se no terceiro lugar. É, mais uma vez, o melhor da Super Nacional 4 WD. José Fábrica (Renault Megane) é a oposição e lá mais atrás repete-se uma luta já nossa conhecida, com Carlos Ferandes e ter que se defender de Daniel Costa.

Super 1600

Ricardo Soares conseguiu, a custo, ficar na frente da corrida após o arranque. Bruno Gonçalves andava perto, numa espécie de guerra de Citroen´s Saxo.

Com as joker laps Hélder Ribeiro, provou ter tido a estratégia certa ao seguir para o percurso mais lento logo na partida. Primeiro passou Gonçalves, depois fez o mesmo serviço a Soares e ficou na frente da corrida, que venceu.

Super 1400 Iniciação

Santinho Mendes chegou à curva um e viu que estava ensanduichado entre Leandro Macedo e José Silva, que tinha partido muito bem da terceira linha da grelha.

Ainda na primeira volta, o Virtual Campeão recupera a cabeça da prova, Macedo é segundo o e o Citroen de José Silva, fica pela curva dois.

Andreia Sousa (Toyota Starlet) tmabém não tinha a sorte pelo seu lado e ficava pelo caminho.

Santinho segue na frente e nem mesmo a ida à joker lhe retira a liderança. José Eduardo Rodrigues, que tinha optado pela joker logo na partida, roda em terceiro, a ver a traseira do Polo de Macedo.

Rafael Rocha (Fiat Uno) segue para a quarta posição.

Super Nacional

Final A

Partida movimentada com o escalonamento de posições a só ficar mais ou menos definido na curva dois.

João Paulo (Renault Clio) foi quem levou a melhor, depois de grande guerra com Tiago Seguro (Peugeot 306).

Na curva um ficava Sergio Dias. Fazia um pião, depois de um toque e recuperava o andamento. O Citroen Saxo ficava maltratado, mas em condições de continuar.  

Os dois da frente andam forte a lutar pela liderança Bruno Ferreira (Honda Civic) é terceiro, mas com as joker laps fica com Tiago Seguro atrás. A corrida estava a chegar ao fim, mas nem por isso ficava decidida.

João Paulo perde uma eventual posição no pódio. Sai de frente para a barreira, depois de um toque e o resultado é inventável, a frente do Renault Clio fica maltratada… Cada centímetro conta para meter a frente do carro e os toques acontecem.

Tiago Seguro, termina na frente, com alguma vantagem sobre Márcio Pereira (Renault Clio), que por sua vez não podia desconcentrar-se, pois Ademar Pereira (Renault Clio) anda bem perto.

Bruno Ferreira e José Sousa, completam o grupo dos cinco da frente.

Final B

José Sousa (Peugeot 306) arrancou melhor que a concorrência, mas logo atrás vinham os Peugeot 205 de Bruno Sousa e de Miguel Nunes.

Na entrada da Recta da Meta Miguel Nunes mete o carro com decisão e ganha duas posições. Passa para frente da corrida.

José Sousa baixa para terceiro mas não se dava por derrotado.  Corre atrás do prejuízo e recupera uma posição, depois de ultrapassar Bruno Sousa.

Magda Oliveira (Peugeot 106) aproveitava a oportunidade para ser terceira

Miguel Nunes corria para a bandeirada da chegada e Sousa já não chegava a tempo. Magda Oliveira era assim terceira, à frente de Bruno Sousa e Luís Moreira (BMW 325).

Miguel Nunes e José Sousa seguem para a Final A.

Kartcross

Final A

São 20 kartcross e quase todos querem ser primeiros na curva um. O resultado é fácil de adivinhar: ainda não tinham chegado à primeira curva e já se viam rodas pelo ar. O que é certo é que passaram todos.

José Pereira (AG) colocou-se na frente, logo atrás vem Anton Miras (Semog). Ainda na primeira volta, trocam de posições e no gancho de acesso à recta da meta a ‘atravessadela’ de Pereira motiva um pequeno “engarrafamento”.

Miras tem agora que se defender dos ataques do compatriota Maikel Vilas (Yacar).

Na volta seguinte, nada de novo na frente, à excepção de que a distância entre os dois primeiros encurtou e novo engarrafamento à entrada da recta da meta.

O Sol brilha a pista seca e as zonas de asfalto ficam com as entradas muito escorregadias. Nada fácil o desempenho dos pilotos.

Maikel Vilas tenta ganhar terreno, mas também não se pode distrair. Ivan Ares (Semog) roda colado à traseira do Yacar de Vila.

Nuno Bastos (ASK EVO 14) vai aproveitando estas lutas para ganhar terreno, enquanto José Pereira, vai recuperando algum do tempo perdido “no trânsito”, mas pouco depois um toque e a roda dianteira direita acaba em posição horizontal.

Pedro Rosário (Semog Bravo), que andou a prova toda a “furar” pelo meio da molhada, conseguiu ainda chegar até à quinta posição final.

No pódio fala-se castelhano, com Anton Miras em primeiro, seguido por Maikel Vilas e Ivan Ares.

 

Final B

Que grande corrida!

Luís Oliveira (Semog) foi de primeiro a último de uma assentada, Era vitima da curva um.

Juan Veja (Speedcar) passava pelo meio da confusão e ia para frente. José Mota (Semog Bravo) pressionava e no miolo consegue os intentos. É líder, mas sem poder descansar. É assim durante mais uma volta, até que o espanhol tem uma ‘atravessadela’ na entrada da recta da meta e perde várias posições na classificação. Até ao fim, ainda consegue chegar até ao quinto posto.

Na frente está José Mota. Manuel Valladolid (Speedcar) é a oposição, Oscar Gomez (Semog) roda por perto. Neste trio discutem-se os acessos à final A.

Depois, Nuno Godinho (Semog) é o quarto a cortar a meta. 

Super Buggys

Nelson Barata (Atmos) voltou a partir bem e depois de ultrapassar Milton Dias (Toniauto TNTT) ficou na frente.

Nuno Breda (Toniauto TNTT) ficou na terceira posição.

Na frente as coisas estavam animadas e Milton Dias decidiu recuperar o lugar da frente. Nelson Barata baixava para segundo.

Já com a meta à vista, Barata faz o pião e perde o segundo lugar quase certo, para Nuno Brêda.

As posições do pódio estavam definidas.

3ª corrida de qualificação

Super Cars

Mário Barbosa (Citroen DS3) arrancou à frente, mas na curva um acontecem os toques. Dany Moreau (Renault Clio Super Car) levou a pior e fez um pião que o atrasou substancialmente.

Miguel Moura (Ford Escort Cosworth) tem uma saída larga na curva dois, perde muito tempo e perde também a primazia na Super Nacional 4WD. Ainda na categoria nacional Carlos Fernandes (Toyota Celica 4WD) desiste com problemas mecânicos.

Mário Barbosa comanda destacado, Joaquim Santos (Ford Focus) é segundo, sem sobressaltos.

Daniel Costa termina na terceira posição e vence a Super Nacional 4WD, à frente de José fábrica (Renault Megane)   

Super 1600

Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) ficou com o interior da curva um. Bruno Gonçalves (Citroen saxo Kit Car), detentor da pole, não alinhou, pois teve um princípio de incêndio no motor do Saxo, na corrida anterior e o tempo disponível está a ser dedicado a recuperar o carro.

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) atacava, nos primeiros metros, a liderança de Ricardo Soares, mas um toque deixava-o fora de combate.

Entretanto, com as contas da joker lap, Hélder Ribeiro (Citroen C2) junta-se à contenda e pressiona Soares. Leva a melhor, já quase com a corrida a chegar ao fim e vence.

Super Nacional

Serie B

João Paulo (Renault Clio) aproveitou bem a pole-position para defender a primeira posição, dos ataques de Tiago Seguro (Peugeot 306)

Seguro concretizou os seus intentos ainda na primeira volta, por troca com João Paulo, que agora tinha que se defender de Paulo Reis (Renault Clio Sport).

O trio da frente isolava-se e roda junto, nas duas voltas que faltam para o fim da corrida, mas tudo estava ainda longe de ser decidido.

Paulo Reis ficava pelo caminho, pouco depois era João Paulo quem seguia o mesmo caminho.

Tiago Seguro cortava a meta em primeiro, seguido de Márcio Pereira (Renault Clio) e de Magda Oliveira (Peugeot 106).

Serie A

Miguel Nunes até partiu bem, mas como alguém se esqueceu de fechar devidamente o capô do Peugeot 205, ficava na curva um.

Ademar Pereira (Renault Clio) ficava assim com a porta aberta para se colocar na frente da corrida. Bruno Sousa (Peugeot 205), rapidamente “saltava” de sétimo a segundo e pouco depois tomava de assalto a primeira posição da corrida.

Ademar Pereira baixa para segundo, enquanto Bruno Ferreira era terceiro, numa corrida disputada sob chuva intensa.

Super 1400 Iniciação

José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet) e Santinho Mendes (Peugeot 205) discutiram a primeira curva. Santinho levou a melhor, enquanto Rodrigues perdia tempo na zona suja da pista.

Leandro Macedo andava por perto dos homens da frente, mas a mecânica do VW Polo pregava-lhe uma partida e isso significava a desistência, quase com a meta à vista, mesmo assim ainda era terceiro, atrás de José Eduardo Rodrigues.

Andreia Sousa (Toyota Starlet), Rafael Rocha (Fiat Uno) e José Silva (Citroen AX) completavam o grupo, respectivamente por esta ordem.

Kartcross

Serie C

Ivan Ares (Semog) “furou” desde a segunda linha, mas ainda na primeira volta seria José Pereira (AG) a ficar em primeiro, depois do espanhol ter perdido fracções de segundo preciosas, na lama.

Pereira destacou-se, mas Ares não estava para ser espectador e começou a pressionar o primeiro classificado, que não se intimida e ganha a corrida.

Juan Veja (Speedcar) era terceiro, depois de ter suado para aí chegar.  Pedro Palma (Semog) é quarto.

Serie B

João Matias (Semog Bravo) colocou-se na frente, Anton Miras (Semog) é segundo. Na curva um Matias sai largo e Miras aproveita para passar para a frente.

Luís Caseiro (ASK) é o terceiro classificado.  Javier Ortega (Semog) e Tiago Freitas (Semog) lutam pelo último lugar do pódio; trocam de posições várias vezes, até que Freitas se desenvencilha do espanhol e parte em perseguição de Luís Caseiro, mas a bandeirada xadrez já estava a ser mostrada.

Serie A

Pedro Rosário (Semog Bravo) não partiu bem, ou quatro outros partiram melhor. Nuno Bastos (ASK EVO 14) foi um desses e colocou-se na dianteira.

Maikel Vila (Yacar) é segundo, bem próximo do homem do ASK, mas trás Alfonso Fernandez (Semog) logo na terceira posição.

Entretanto já Rosário tinha conseguido recuperar uma posição. Nuno Godinho (Semog) tenta “roubar” a posição a Rosário, mas um toque atira-o para último.

Na frente tudo ao rubro, mas nos metros que faltam, Nuno bastos mantém a liderança e ganha a corrida, seguido dos espanhóis Vila e Fernandez.

Super Buggys

Milton Dias (Toniauto TNTT) tem a pole graças aos resultados conseguidos nas duas primeiras corridas de qualificação, mas isso não chegou para segurar Nelson Barata (Atmos), que partiu como uma bala do quarto lugar da grelha, para ser primeiro.

Nuno Breda (Toniauto TNTT) cedo assegurou a terceira posição.

2ª corrida de qualificação

Super Cars

Mário Barbosa (Citroen DS3 WRC) partiu na frente, com Joaquim Santos (Ford Focus) logo colado. Miguel Moura (Ford Escort Cosworth) é terceiro e o melhor Super Nacional 4 WD.

O francês Dany Moreau (Renault Clio Super Car) protagoniza um dos momentos da corrida, quando na travagem para o gancho da recta da meta, sai para uma incursão pela relva. Sai atrás de Moura e inicia-se uma luta sem quartel pelo terceiro posto.

Mário Barbosa segue para vitória, Joaquim Santos é segundo. Moreau ganha a terceira posição, quase com a meta à vista.

Miguel Moura é assim quarto, líder da Super Nacional 4WD, seguido por José Fábrica (Renault Megane) e Daniel Costa (Citroen Saxo).

Super 1600

Hélder Ribeiro (Citroen C2) opta por partir do lado de fora e segue de imediato para a joker lap.

Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car) fica na frente da corrida, até seguir para joker.

Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) é o novo líder e é nessa posição que termina, seguido de muito perto por Bruno Gonçalves e Hélder Ribeiro. Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) é o quarto.

Super Nacional

Serie B

Tiago Seguro (Peugeot 306) fechou a porta na curva um e defendeu bem a primeira posição.

João Paulo (Renault Clio)  é candidato à liderança e na saída da curva um coloca-se por fora, Seguro vai à parte suja da pista e baixa para segundo.

A terceira posição era igualmente muito discutida. Ademar Pereira (Renault Clio) leva  a melhor e acaba a corrida destacado, sem aspirações a chegar a segundo.

João Paulo gera os metros finais, Seguro ainda tenta recuperar o que já foi seu, mas faltou-lhe tempo.

Serie A

Miguel Nunes (Peugeot 205 Rallye) parte na frente trás Sérgio Dias(Citroen Saxo Cup) colado. Na subida para curva dois tenta a ultrapassagem por fora, mas vai á parte suja de pista e o homem do Citroen perde várias posições.

Quem leva a melhor com esta perda é Bruno Ferreira (Honda Civic), que encarna a oposição a Miguel Nunes.

Luís Moreira (BMW 325) defende a terceira posição com unhas e dentes, mas o piso enlameado não ajuda a tracção traseira e na ida à “joker” perde duas posições.

Paulo Reis (Renault Clio) é dos que lucra com isto e sobe para o terceiro lugar, seguido de Sérgio Dias.

Super 1400 Iniciação

Leandro Macedo (VW Polo) partiu na frente, sempre pressionado por Santinho Mendes (Peugeot 205), que tal como o seu avô, parece que gosta de pisos molhados e pouco depois já estava na frente da corrida.

José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet) segue pela joker lap logo na partida e o certo é que as idas ao percurso mais longo baralham tudo.

Macedo regressa à liderança, depois é Santinho quem está na frente. Rodrigues é terceiro.

José Silva (Citroen AX) partiu de último e chega até à quarta posição. Seguem-no Andreia Sousa (Toyota Starlet) e Rafael Rocha (Fiat Uno).

Kartcrtoss

Serie C

Juan Veja (Speedcar) partiu na frente, Juan Pena (EC79) segue-o, com uma luta muito interessante até à saída da curva um. Na parte baixa do circuito a saída acontece  e o líder é agora Luís Almeida (Semog) que furou desde a última linha da grelha.

Juan pena estava em ritmo diabólico e conseguiu chegar à dianteira da corrida, com muita luta à mistura. Alfonso Fernandez (Semog) foi o terceiro.

Serie B

João Matias (Semog Bravo) foi espectacular na partida, teve que suar para levar a melhor sobre os espanhóis Ivan Ares (Semog) e Maikel Vilas (Yacar). Mas seria “sol de pouca dura”…

Toques e ‘atravessadelas’ misturam tudo o que é classificação e é José Pereira (AG) quem leva a melhor. Passa para a frente da corrida, João Matias vem lá mais atrás.

Alejandro Paz (Yacar) e Maikel Vilas lutam pelo terceiro posto, que terminou em Paz.

Serie A

Anton Miras (Semog) partiu da pole-position, Nuno Bastos (ASK EVO 14) tentou e tentou, mas teve que ficar para segundo. Pedro Rosário (Semog Bravo) ficou no meio da molhada e desapareceu dos lugares de frente.

Pista molhada, bem molhada, a potenciar alguns números de malabarismo por parte que que leva com lama na viseira.

Miras lidera, Bastos é segundo, lá mais para trás luta-se pelo terceiro posto. Luís Caseiro (ASK)  e Tiago Freitas (Semog) vão manter um duelo até ao baixar da bandeira e Freitas leva a melhor por 14 centésimas!

Super Buggys

Milton Dias (Toniauto TNTT)partiu bem, partiu bem e logo cedo se colocou na frente, onde terminou.

Ivo Monteiro (Toniauto TNTT) e Nuno Breda (Toniauto TNTT) lutaram pela segunda posição, Monteiro levou a melhor.