• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Chuva animou Ralicross de Sever do Vouga

Dom, 13 de Setembro de 2015

Sever do Vouga acolheu a sexta prova do Campeonato Nacional de Ralicross/Kartcross (CNRX). A pista o Alto do Roçário teve assim, mais um fim-de-semana de corridas, marcadas pela chuva forte e nevoeiro, no domingo, que animaram o muito público que não se assustou com o tempo e que serviram para encontrar o primeiro vencedor da época: Ludgero Santos já pode comemorar o título no Super Buggys, que aqui tiveram a última prova pontuável para o troféu em 2015.

 

Finais

O clã Santos “açambarcou” a primeira linha da grelha de partida e assim só faltava saber qual dos Santos ia fazer o milagre de vencer a lama.

No arranque a discussão foi grande entre Luís (Toniauto TNTT) e Ludgero (Toniauto TNTT).  Nelson Barata (Atmos) metia-se no meio da luta familiar e relegava António Santos (Toniauto TNTT) para o quarto posto final.

Com as voltas a passarem Luís Santos consolida uma vantagem, que termina em seis segundos. Ludgero é o segundo.

Super 1400 Iniciação

Santinho Mendes (Peugeot 205) partiu, mais uma vez, muito bem e deixou as discussões lá mais para trás. José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet) envolve-se num “guerra” com Pedro Pereira (Renault Clio) e quem mais lucra é Leandro Macedo (VW Polo), que ascende a terceiro.

Mas ainda nada estava fechado, no que à classificação dizia respeito.

Santinho acelera para a vitória, segue-o mais atrás Pedro Pereira, que entretanto tinha passado Leandro Macedo

Super Nacional

João Oliveira (Peugeot 206) dominou a final. Arrancou bem, na frente, partindo da pole-position e depois geriu bem a corrida.

Tiago Seguro (Peugeot 306) foi oposição no início, com as idas à jocker lap as coisas complicaram-se, mas no final ficava claro que o segundo posto era Seguro. Ademar Pereira terminava em terceiro.

Magda Oliveira (Peugeot 106) e José Sousa (Peugeot 306) encerraram os cinco mais.

Super 1600

Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car) arrancou bem e geriu a vantagem durante toda a prova.

Pedro Almeida (Peugeot 206 S1600) optava pela joker logo na partida, mas a estratégia não funcionava, o Peugeot apresentava falta de motricidade.

Pedro Ribeiro (Peugeot 206) ficava descansado na segunda posição.

Super Cars

Mário Barbosa (Citroen DS3) partiu como uma bala e depois foi só gerir… dito assim até parece simples.

Ricardo Soares (Ford Focus) e Joaquim Santos (Opel Astra) discutiam o segundo posto. Soares levava a melhor na discussão que mantinha nas primeiras voltas com o sogro, Joaquim Santos.

Carlos Fernandes não passava da primeira curva e a Super Nacional 4WD ficava amputada em um concorrente. Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-Motor) ficava com caminho livre para vencer na Nacional.

Kartcross

Pedro Rosário (Semog Bravo) partiu na frente, mas não tinha um segundo de descanso.  José Mota (Semog Bravo) andava “colado”. O certo é que os dois da frente deixaram a concorrência a falar sozinha e isolaram-se.

O pelotão era encabeçado por Luís Almeida (Semog), que entretanto ia ganhando terreno, mas não muito, pois José Pinheiro (Semog bravo) vinha lá de trás e chegava-se ao terceiro. Mas o destino já estava traçado.

Nas posições seguintes, quinta e sexta,  cortaram João Matias (Semog Bravo) e João Medina (JB Racing).

3ª corrida de qualificação

Super Buggys

Luís Santos (Toniauto TNTT) venceu última corrida de qualificação e dessa forma ganhou a pole-position para final.

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) foi segundo, tendo terminado a prova quase sem ver, devido a lama nos olhos.

António Santos (Toniauto TNTT) e Jorge Fonseca (Atmos Strong) classificaram-se nas posições imediatas.

Super 1400 Iniciação

Santinho Mendes (Peugeot 205) voltou a ganhar e José Eduardo Rodrigues voltou a ser o adversário principal. Após esta corrida, o mais jovem membro do clã Mendes assegurou a pole para a final.

Leandro Macedo (VW Polo) foi terceiro, trazendo Pedro Pereira (Renault Clio) completamente colado.

Super Nacional

João Oliveira (Peugeot 206) voltou a vencer a serie e feitas as contas vai partir da primeira posição da grelha de partida. Ao lado vai ter Tiago Seguro (Peugeot 306) que tinha dois primeiros, mas tendo sido terceiro na derradeira qualificação, vai partir de segundo.

Ademar Pereira (Renault Megane) é o terceiro da grelha.

Super 1600

Corrida imprópria para cardíacos. Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car) foi o primeiro comandante e logo de seguida Hélder Ribeiro (Citroen C2) desiste na sequência de um toque.

Com as joker laps realizadas, Pedro Almeida (Peugeot 206 S1600) passa para a frente e comanda descansado, até um toque o coloca fora de combate. Bruno Gonçalves ganha e vai partir da pole position.

Super Cars

Mário Barbosa (Citroen DS3) venceu uma corrida disputada em ritmo cuidadoso, pois o piso dificultava aa colocação da potência no chão.

Joaquim Santos (Opel Astra) roda em segundo, à frente de Ricardo Soares que terminava com Ford Focus rebocado.

Barbosa tem a pole-position para a final.

Kartcross

José Mota (Semog Bravo) foi quem passou melhor pela lama. Na partida Pedro Rosário (Semog Bravo) dá um toque atrasa-se e logo de seguida, na entrada da terra depara-se com um grupo de karts que desenham trajectórias improváveis e também ele se junta à dança.

José Mota segue na frente até à bandeirada xadrez e dessa forma conquista a primeira posição da grelha para a final. Luís Almeida (Semog) é segundo classificado, à frente de José Pinheiro (Semog Bravo).

2ª corrida de qualificação

Domingo chuvoso, pista escorregadia e muito trabalho para os homens dos reboques, Em traços gerais foi assim esta manhã.

Super Buggys

Luís Santos (Toniauto TNTT) deu-se bem com o piso molhado e levou a melhor na luta com Axier Guinea (Fórmula Hosek), que desta vez cumpriu a joker lap e foi segundo.

António Santos (Toniauto TNTT) ficou com a restante posição do pódio.

Super 1400 Iniciação

A História da corrida começa com uma partida em que João Novo (Peugeot 106) bate e é mostrada bandeira vermelha.

Nova partida e Armando Pereira (Renault Clio) fica de cabeça para baixo logo na curva um.

Por fim, à terceira foi de vez.

Santinho Mendes (Peugeot 205) foi para a frente e soma e segue. A oposição acabou por ser protagonizada por José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet), seguido por Andreia Sousa (Toyota Starlet) enquanto todos os outros ficavam pelo caminho.

Super Nacional

João Oliveira (Peugeot 206) venceu a serie A e Tiago Seguro (Peugeot 306) arrumou a seu favor a serie B.

Super 1600

Mais uma grande corrida, que desta vez foi favorável, com muito trabalho à mistura, a Pedro Almeida (Peugeot 206 S1600), teve em Hélder Ribeiro (Citroen Saxo Kit Car) um opositor adversário que não baixou os braços até à bandeirada final.

Super Cars

Mário Barbosa (Citroen DS3) soma e segue, desta vez com oposição de Joaquim Santos (Opel Astra), que terminou separado do primeiro. Danny Moreau (Renault Clio Super Car) deu um toque e ficou fora da luta, deixando caminho aberto para que Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-motor) fosse terceiro e melhor entre os Super Nacional 4WD.

Kart Cross

A corrida definiu-se logo na curva 3. Um toque e aquela zona da pista ficou tipo estacionamento selvagem, com karts espalhados por todo o lado.

José Mota (Semog Bravo) segui para a vitória, Pedro Rosário (Semog Bravo) seguiu-lhe os passos até à segunda posição.