• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Família Gaspar domina treinos cronometrados do Classic Super Stock

Sáb, 28 de Maio de 2016

O Ford Escort RS 2000 pilotado pela dupla Gaspar/Gaspar vai ser o primeiro na grelha de partida para as duas corridas da Classic Super Stock que se realizam, amanhã, no Braga Festival of Speed. A equipa formada por pai e filho foi a que melhor partido das exigentes condições climatéricas no Circuito Vasco Sameiro e estabeleceu o tempo a bater nas duas sessões de treinos cronometrados que se realizaram hoje.

Numa competição em que correm automóveis integrados em seis categorias distintas, foi muito interessante assistir aos diversos despiques em pista com carros tão diferentes. No meio de um paddock tão diverso, três marcas evidenciaram-se pela rapidez. Destaque para o Ford da família Gaspar que se impôs, por consequência, na categoria E4. Coincidentemente num fim-de-semana em que se homenageia outro Gaspar, neste caso, Carlos Gaspar (apesar do apelido, não têm relação familiar, n.d.r.).

José e Henrique Jordão apresentaram-se em Braga com um exclusivo Porsche 928 S e começaram o fim-de-semana competitivo com o segundo tempo absoluto e o melhor entre os concorrentes que discutem a categoria E4. Paulo Duarte não divide o esforço de pilotagem do seu Volkswagen Golf GTI – o modelo mais representado na primeira jornada da Classic Super Stock – mas isso não o inibiu de ser, em ambas as sessões de treinos cronometrados, o mais rápido da categoria D4 e terceiro da geral.

O Circuito Vasco Sameiro foi o palco do confronto inaugural da Classic Super Stock. A lista de inscritos contou com 15 formações que aproveitaram ao máximo a primeira oportunidade que tiveram para correr na temporada. Os desafios foram grandes. Com a chuva intermitente, mas forte quando caía, as dificuldades para realizar a marca do dia foram grandes.

Apesar da imprevisibilidade do estado da pista, os mais rápidos nos primeiros treinos cronometrados acabaram por ditar a lei, também, na segunda sessão. Mas isso não significa que estes também se imponham nas corridas. As previsões meteorológicas indicam que amanhã a chuva vai dar tréguas e os pilotos não têm dúvidas que as forças em pista se vão reordenar. Que o diga o detentor da pole-position, Fernando Gaspar, que já antecipa dificuldades em segurar o mais potente Porsche e o irrequieto Golf GTI. Bem como a eficácia do Ford Escort RS 2000 de Carlos Dias Pedro, ou os pergaminhos do Jaguar XJS de Luís Sousa Ribeiro.

Destaque, ainda, para o sublime Alfa Romeo Giulia Super 1.6 da dupla Ribeiro, que se evidenciou na classe D2, para o Porsche 911 2.2 de Carvalhosa/Maso, que foi o melhor dos F2. Por fim, nota de realce para a única senhora em competição, Madalena Gaspar, que nos segundos treinos cronometrados, e ao volante de um Datsun 1200 Gx, bateu cinco adversários que dispõem de automóveis mais potentes.