• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Fernando Mayer Gaspar parte na pole-position nos Single Seater Series

Sáb, 28 de Maio de 2016

Fernando Mayer Gaspar foi o mais rápido durante a sessão de treinos cronometrados das Single Seater Series. O piloto de Cascais foi quem melhor aproveitou as instáveis condições climatéricas. Ao volante do D&D F01, da categoria Super Tuga, garantiu, assim, a pole-position para a primeira corrida das duas que se realizam amanhã. Nos Fórmula Ford Zetec, o melhor classificado, e segundo da geral, foi Gonçalo Jordão, da RP Motorsport, seguido por Carlos “Ginho” Rodrigues, também da categoria FZ.

Num dia marcado pela meteorologia inconstante, as 20 equipas inscritas para a primeira jornada das Single Seater Series, experienciaram diversas condições na pista. A chuva, que ora caía, ora dava tréguas, dificultou a tarefa de pilotos e técnicos que procuravam optimizar os monolugares para as características do Circuito Vasco Sameiro.

Nos treinos livres, os mais rápidos rodaram, quando a pista estava seca, no segundo 26. Foram dois os pilotos que obtiveram registos desse nível. José Pedro Faria, numa adaptação muito rápida ao Mygale Sj03, acabou a sessão com 1m26,393s, enquanto Fernando Mayer Gaspar se quedou por uma marca a meio segundo.

Para os cronometrados, a pista apresentava-se seca e os pilotos que ambicionavam sair da pole-position cedo procuraram a melhor volta. Fernando Mayer Gaspar foi quem melhor partido tirou das condições do traçado e estabeleceu o registo mais baixo logo na segunda volta lançada. A partir daí, as nuvens cinzentas que pairavam sobre o Circuito Vasco Sameiro voltaram a deixar cair muita água e a ordem da grelha de partida ficou praticamente definida, com Gonçalo Jordão, segundo absoluto e primeiro na categoria FZ, e Carlos Rodrigues, terceiro, a secundarem o homem da pole-position.

Miguel Lobo, que se estreia nos fórmulas depois de uma época a correr no campeonato nacional de velocidade, ficou com a quarta marca à frente do campeão da Rookies Cup 2015, Duarte Pires. Luís Calheiros Ferreira, foi o melhor entre os rookies deste ano, ao garantir a oitava marca da sessão.

Entre os concorrentes na categoria FK80, João Paulo Matos, com o Hawke DL11, foi o mais veloz com um impressionante 12º lugar à geral, enquanto Paulo Vieira conseguiu o melhor registo com o Van Diemen RF98 16V da categoria VJ16.