• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Fique a conhecer os vencedores do CISET 4X4 em Espite

Seg, 27 de Maio de 2019

A localidade de Espite no concelho de Ourém recebeu no passado domingo, dia 19 a segunda prova da do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4X4. Luís Silva venceu na Classe Fun, Emanuel Luz na Classe Promoção, Bruno Bastos na Proto e  Rui Vieira na Super Proto

CLASSE FUN: LUIS SILVA – TEAM BICHOS DO MATO SUPERA ADVERSÁRIOS ESTRANGEIROS

Luis Silva foi o grande vencedor nesta classe, tendo conseguido resistir aos ataques dos Espanhóis, sobretudo de Manuel Cazalla (Team Goca) que foi quem mais se aproximou, acabando a prova em segundo. Idelfonso Domingues da equipa Gib Extrem ainda tentou chegar perto, mas não foi além de um terceiro lugar.

CLASSE PROMOÇÃO: SUPER TOYOTA DE EMANUEL LUZ NÃO DÁ HIPOTESE Á CONCORRENCIA ESPANHOLA

Emanuel Luz continua a dominar por completo a classe Promoção, não se deixando intimidar nem pelos adversários nem pelas dificuldades da pista. Em Espite, o seu ritmo foi de tal forma superior que a meio da segunda volta já tinha ganho uma volta a todos os outros concorrentes.

Porém a vitória de Emanuel Luz não foi um “passeio”. Na verdade ficou em último lugar no setor de perícia, o qual teve como vencedor o Espanhol Manuel Fitz do Team Zapatito 4x4/ Euro4x4parts/Mas4x4/SBM4x4 e Fabian Pereira da equipa Gib Extrem  como segundo classificado.     Já na prova de Resistência, o piloto do Team Repower viu-se a braços com uma avaria no seu carro o que o obrigou a reduzir o andamento como o próprio nos disse: “No final da primeira volta (da resistência) já estávamos a apanhar o segundo classificado, e andámos sempre bastante rápido. Mas aos 20 minutos partimos a caixa e ficámos sem terceira e quarta, mas conseguimos estar sempre a ultrapassar o segundo classificado, mesmo só com segunda e quinta e terminámos com 6 ou 7 voltas de avanço.”

Na verdade, Emanuel Luz terminou com nove voltas de avanço, vencendo de forma categórica a resistência e o CISET 4x4 Espite/Ourém 2019 na classe Promoção. Atrás de si ficou toda a comitiva Espanhola, com Fabian Pereira - Gib Extrem a ser o melhor em segundo lugar, e Manuel Fitz, também a braços com problemas (quebra da transmissão) a não conseguir ir além do terceiro posto.

CLASSE PROTO: BRUNO BASTOS FOI O MELHOR NO DUELO COM PAULO AMARO

A classe Proto foi uma das que mais participantes apresentou em Espite, e desde início que se percebeu que em questão de favoritos, todos podiam ter esse estatuto e que a competição iria ser muito aberta ao longo de toda a prova.

Paulo Amaro da equipa Burpizza/LM4/Fragoso & Filhos foi quem teve o arranque mais eficaz, ao vencer o setor de resistência. Ângelo Tiago da equipa Team Helder Tiago Offroad terminou em segundo e Domingos Dinis da equipa Alçapões Pt em terceiro. Porém os resultados não espelhavam o que tinha sido a velocidade em pista, pois todos os concorrentes penalizaram nos obstáculos.  

Apesar de todas as equipas terem feito um arranque muito forte para o sector de resistência, pouco a pouco a luta pela vitória foi-se limitando à equipa Exigente TT liderada por Bruno Bastos que veio desde o último lugar para a frente da corrida à equipa Burpizza/LM4/Fragoso & Filhos. 

No final uma curta margem separava estas duas equipas, com vantagem para a Exigente TT que vencia assim a resistência e também a corrida. Paulo Amaro acabou assim num meritório segundo lugar depois do muito esforço que ele e o seu navegador fizeram ao longo de toda a corrida.

CLASSE SUPER PROTO: RUI VIEIRA VENCE EM PROVA MUITO COMPLICADA.

Na classe Super Proto os carros são mais evoluídos e com mais capacidade de superar obstáculos, mas em Espite mesmos estas espetaculares máquinas tiveram um dia de muito trabalho, sacrificando especialmente os navegadores à semelhança do que aconteceu também nas outras classes.

O duelo pela vitória da Classe Super Proto fez-se entre Rui Vieira e a equipa Madeirense ASH Team. Rui Vieira foi quem começou melhor, vencendo a perícia enquanto Adriano Santo do ASH Team se ficava apenas por terceiro. A separar ambos ficou Bruno de Sá da equipa Team BF Automóveis/RG POWER  

Na resistência Bruno de Sá acabaria por se atrasar deixando Adriano Santo e Rui Vieira sozinhos na luta pelo primeiro lugar. No final do tempo regulamentar Rui Vieira somava mais uma volta que os seus adversários e vencia a corrida. Adriano Santo acabaria em segundo e Bruno de Sá em terceiro. Estes resultados acabariam também por ser os resultados finais.

No que diz respeito às subcategorias Super Proto Diesel e Super Proto Gasolina a vitória nos diesel ficaria no continente entregue a Rui Vieira, enquanto na Gasolina o troféu viajará para a Madeira nas mãos de Adriano Santo.