• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Ford e Porsche repartem protagonismo nos Classic Super Stock

Dom, 29 de Maio de 2016

As corridas da Classic Super Stock na primeira jornada do ano, realizadas em Braga, foram verdadeiramente corridas em família. Na primeira, a que mais se destacou foi a Gaspar, com Fernando pai a ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez. Na segunda, foi a vez da família Jordão, com o filho Henrique, se destacar perante a variada e competitiva grelha presente no Circuito Vasco Sameiro.

Com as condições climatéricas mais estáveis, o segundo dia da Classic Super Stock no Braga Festival of Speed começou com a primeira corrida. O Ford Escort RS 2000 campeão de Grupo 1 em 1981 teve um regresso à competição em grande. Fernando Gaspar, que conquistou o título há 25 anos, apostou num automóvel com muito significado para si e não podia ter melhor estreia. O piloto foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez e venceu a categoria E4.

Depois de ter conquistado a pole-position na véspera, Gaspar não acreditava que fosse possível segurar adversários com modelos mais potentes atrás de si. Mas o início da corrida, com a pista húmida, e a vantagem assegurada nas primeiras voltas foi suficiente para “gerir a primeira posição”, disse o piloto vencedor.

“Em boa hora decidi participar com este carro. Ganhar a primeira corrida depois de ter sido campeão em 1981 é especial. Foi feito um trabalho de preparação fantástico depois de readquirir o Escort RS 2000 que está tal como o tinha quando ganhei o campeonato de Grupo 1”, afirmou Fernando Gaspar.

Emocionante foi a discussão pelas posições seguintes. O Porsche 928 S de José Jordão saiu do segundo lugar, mas ao longo das 12 voltas da corrida não foi capaz de suster os ímpetos dos mais ágeis Volkswagen Golf GTI, de Paulo Duarte, e Ford Escort RS 2000, de Carlos Dias Pedro. Contudo, Duarte foi excluído devido a irregularidades técnicas, um repartidor de travagem, encontrado no seu carro numa decisão que a totalidade dos restantes participantes quer a organização da competição achou demasiado forte. José Jordão venceu entre os F4 e Manuel Cabral Menezes, num dos cinco VW Golf GTI presentes, arrecadou a vitória em D4.

Miguel Ribeiro, em Alfa Romeo Giulia Super 1.6 (categoria D2), Madalena Gaspar, com o Datsun 1200 GX da classe C2, e Pero Del Maso, em Porsche 911 2.2 (C2) evidenciaram-se nas respectivas categorias lutando uns contra os outros com especial destaque para Madalena Gaspar que, enquanto a pista esteve molhada, ultrapassou carros muito mais potentes.

Para a segunda corrida do dia, os pais Fernando Gaspar e José Jordão deram lugar aos filhos Fernando e Henrique e estes contaram uma história ligeiramente diferente. Ambos venceram as respectivas classes, a E4 para o piloto do Ford Escort e a F4 para o piloto do Porsche 928, mas na pista trocaram de posições. Com o Porsche, Henrique Jordão pressionou Gaspar e este não conseguiu defender a primeira posição.

“A primeira parte foi tranquila. Consegui passar para a frente e conquistei uma vantagem interessante. Mas depois cortei demasiado um corrector e fiquei sem direcção assistida no carro nas curvas para a direita”, explicou o piloto do Porsche. “A partir daí fiquei um pouco nervoso porque se já é difícil domar a potência com direcção assistida, sem torna-se muito mais difícil. Mas percebi que tinha margem e geri a corrida de forma a manter-me na frente”, concluiu o jovem piloto.

Paulo Duarte, em VW Golf, vingou-se da exclusão na primeira corrida. Não só foi o terceiro a cruzar a meta como triunfou entre os D4 depois de uma prestação consistente face à forte armada de Golf GTI similares que correram em Braga, mostrando que a irregularidade da primeira corrida não lhe dava mais competitividade.

Sem problemas neste confronto, Luís Sousa Ribeiro, em Jaguar XJS, concluiu em segundo da classe F4, enquanto José Carvalhosa voltou a destacar-se em F2, mas desta feita conseguiu um positivo quinto posto final. Madalena Gaspar e João Miguel Ribeiro foram, de novo, protagonistas nas respectivas classes, mas o mais interessante foi mesmo a disputa em pista e a discussão do lugar até à bandeira de xadrez. Os dois ficaram separados por menos de uma décima!

Concluída a primeira jornada da Classic Super Stock integrada no Braga Festival of Speed, a competição regressa a 16 e 17 de Julho no Estorial Iberian Festival.