
Demonstrando que estava na Beira Baixa para regressar às vitórias, Miguel Barbosa dominou por completo a segunda prova do ano organizada pela Escuderia Castelo Branco. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer foi o mais forte durante a manhã e à tarde controlou o andamento de Ricardo Porém. Nas restantes competições, a decisão teve lugar nos últimos quilómetros com vitórias de António Maio nas motos, Roberto Borrego nos quads e Jorge Monteiro nos UTV/Buggy.
A Baja TT Idanha-a-Nova marcou o regresso do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno à estrada, depois da habitual pausa de Verão. Miguel Barbosa chegou à Beira Baixa com a consciência que precisava de uma vitória para não ver a revalidação do título ficar demasiado longe.
E o piloto do Mitsubishi Lancer deu o mote ontem ao ser o mais rápido nas duas passagens pelo prólogo. Hoje ao longo da manhã foi aumentando a vantagem sobre toda a concorrência, que após a primeira passagem pelo Sector Selectivo vinha já a mais de cinco minutos e era encabeçada por Ricardo Porém. Durante a tarde o hexa-campeão nacional foi gerindo o andamento e evitando os problemas para chegar ao final com a segunda vitória do ano e a primeira da carreira de Mário Castro como navegador no todo-o-terreno, conseguindo na parte final inverter a tendência e ganhar a segunda passagem também pelo SS. “Correu tudo na perfeição. A estratégia passava por atacar de manhã e controlar a corrida da parte da tarde. Foi isso que fizemos. Estou muito feliz com esta vitória que quero dedicar ao meu filho Miguel. Por fim quero dar os parabéns à Escuderia Castelo Branco por mais esta magnífica organização”, disse no final o vencedor da Baja TT Idanha-a-Nova.
A perseguição durante a manhã chegou a dado momento a ser encabeçada por Rómulo Branco, mas ao final da manhã era já Ricardo Porém que ocupava o segundo posto, logo seguido por Nuno Matos. Da parte da tarde o líder entrou em modo de gestão e Porém foi sendo o mais rápido em todos os CP, mas sem nunca colocar em causa a vitória de Barbosa. Este segundo posto acaba por ser um resultado também do agrado do piloto de Leiria, pois mantém a liderança do campeonato e com larga vantagem sobre o segundo classificado. Paulo Ferreira fechou o pódio na frente de André Amaral.
Fantástico foi o resultado de Alexandre Franco que ganhou os T2 e terminou em quinto da geral. Logo depois ficaram os dois melhores dos T8, com César Sequeira a bater Rui Marques.
Por fim referência para a prova da dupla Manuel Mello Breyner/Emídio Guerreiro respectivamente Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e Secretário de Estado do Desporto e Juventude, que chegaram a ocupar o segundo posto entre os T2 antes de se atrasarem com um problema mecânico. Ficariam a poucos quilómetros do final, parados, com falta de combustível.


