• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Nacional de Montanha terminou época na Penha - João Fonseca Campeão

Sáb, 26 de Setembro de 2015

O Campeonato Nacional de Montanha terminou este fim-de-semana com a realização da Rampa da Penha organizada pela Demoporto.

Abaixo o resumo:

3ª Subida

João Fonseca (Norma M20FC) já pode comemorar. Fez a melhor marca do dia: 1m 26,744s, conseguiu um tempo acumulado de 2m 53,932s e dessa forma venceu a prova e é já o virtual Campeão Nacional de Montanha 2015.

Rui Ramalho não fechou a época da melhor forma, deu um toque ligeiro, o tempo ressentiu-se e terminou a prova a 6,65s de Fonseca. É segundo à geral e virtual Vice-campeão Nacional.

Paulo Ramalho (Juno SSE) fez a segunda marca da subida e dessa forma garantiu a terceira posição final à geral e na Categoria 1.

Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) fez quarto à geral, por uma margem mínima e venceu a Categoria 3. Recorde-se que Tiago Reis (Ford Fiesta RS), era já o virtual detentor do título da Categoria.

Nuno Guimarães (BRC CM02) foi o terceiro melhor protótipo, venceu a classe CM, mesmo sem alinhar nesta subida. Contas feitas e faltaram-lhe duas centésimas para ficar uma posição mais à frente.

Luís Silva (BMW M3 E30) provou que se não tiver problemas tem carro para andar na frente e fez a segunda marca da Categoria 3.

Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) terminou logo atrás, foi sétimo da geral, venceu a Categoria 2.

Habitual polo de animação é a luta dos homens dos Seat Leon. Discute-se a Classe E1-B e José Correia confirmou os resultados que vinha a manter até aí. Bateu Luís Nunes por 2,4s e Ricardo Gomes por 3,34s.

Nos clássicos Sérgio Pinheiro (Ford Escort) voltou a fazer o melhor tempo e venceu, com uma margem de 36,2s sobre Mário Mesquita (Datsun 1600 SSS). Recorde-se que nesta Categoria a vitória no campeonato era já virtualmente posse de José Pedro Gomes.

José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) sobe ao mais baixo do pódio e vence entre os Clássicos 1300, à frente de Domingos Fernandes (Autobianchi A112).

 

2ª Subida

Rui Ramalho (Juno SSE) voltou a fazer baixar o tempo. Fez o melhor tempo da subida, com 1m 26,759s, que é simultaneamente o melhor do dia. João Fonseca (Norma M20FC) faz mais sete décimas, é segundo e a questão do título está já praticamente arrumada a favor do piloto da Covilhã.

Paulo Ramalho (Juno SSE) faz o terceiro tempo, à frente de Nuno Guimarães (BRC CM02). Logo a seguir, o comandante da Categoria 3, Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI), que trás Luís Silva (BMW M3 E30) a sete décimas. Discute-se a primazia na Categoria 3.

Na Categoria 2 o virtual campeão, Edgar Reis (Porsche 997 GT3) abandonou, com problemas de embraiagem. Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) está assim com a vitória praticamente assegurada da categoria, é o sétimo da Geral.

 

1ª Subida

João Fonseca (Norma M20FC) faz o melhor tempo até ao momento. Sobe em 1m 27,188s e bate Rui Ramalho (Juno CN09) por 1,1s. A luta pelo campeonato está ao rubro, Fonseca esta com vantagem. Paulo Ramalho (Juno SSE) faz o terceiro tempo da geral e da Categoria 1.

Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) é o quarto da geral e o melhor na Categoria 3, em que Tiago Reis é ausência depois de um problema no potenciómetro de acelerador do Ford Fiesta RS. Reis está definitivamente fora de prova.

Nuno Guimarães (BRC CM02) é o quinto da geral, quarto protótipo e líder no grupo CM.

Luís Silva (BMW M3 E30) segue o piloto da Régua na classificação geral e é o segundo mais rápido da Categoria 3.

Manuel Correia (Skoda Fábia S2000), mantém-se como líder da Categoria 2.

Na geral segue-se a luta dos Seat Leon, com José Correia a ser o mais rápido, com menos 1,2s que Ricardo Gomes e 2,5 que Luís Nunes.

Sérgio Pinheiro (Ford Escort), na 11ª posição é  o mais rápido entre os clássicos, ou seja, a Categoria 4.

José Figueiredo (Datsun 1200) lidera no Troféu 1300.

Jorge Meira teve uma saída de estrada violenta, que deixou o Citroen Saxo bastante mal tratado, felizmente sem sequelas para o piloto.

Treinos

2ª Subida - Oficiais

Na luta pelo título cada ponto vale e Rui Ramalho (Juno CN09) conseguiu o primeiro ponto do dia, ao ser o mais rápido na subida de treinos oficiais. Subiu em 1m 27,719s e bateu João Fonseca (Norma M20FC) por 4,3s.

Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) faz o melhor tempo da categoria 3 e é o terceiro da geral.

Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) é quarto e simultaneamente é o melhor da Categoria 2.

Luís Silva (BMW M3 E30) encerra o “top 5”.

A subida esteve interrompida, devido a um toque de José Pedro Gomes, que reactivou o Ford Escort WRC. O toque aconteceu no troço final da Rampa da Penha e não teve quaisquer outras consequências, para além de danos materiais no carro.

1ª Subida - Livres

João Fonseca (Norma M20FC) faz o melhor tempo, mas Rui Ramalho (Juno CN09) está a duas décimas. Paulo Ramalho (Juno SSE) detém o terceiro tempo.

Tiago Reis (Ford Fiesta RS) é quarto da geral, primeiro da Categoria 3, à frente do Nuno Guimarães (BRC CM02) e Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI).

Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) é o sétimo da geral, melhor entre os concorrentes da Categoria 2. Na Categoria 4 o mais rápido é Sérgio Pinheiro (Ford Escort).