• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Pilotos do Campeonato da Europa de Karting já rodaram em Portimão

Sex, 24 de Junho de 2016

Os 152 pilotos presentes, divididos pelas categorias Junior (72), OK (33) e Academy (47), tiveram o primeiro contacto com o traçado do Kartódromo de Portimão, numa manhã cheia de sol.

 

Na Categoria Academy, o melhor tempo pertenceu ao holandês Kas Haverkort (Exprit/Vortex/Vega) que, na primeira sessão, rodou em 58,743”, com o lituano Kasparas Vaskelis (Exprit/Vortex/Vega) a registar segunda marca, com 58,783” e a bater o finlandês Jonne Ollikainen (Exprit/Vortez/Vega), por 0,001” (!).

Na segunda sessão, Kasparas Vaskelis colocou-se no topo da tabela de tempos, mas não conseguiu melhor do que 58,846”, à frente do francês Thomas Mialane (Exprit/Vortex/Vega) e do sueco Alfred Nilsson (Exprit/Vogue/Veja) que, na primeira sessão, tinham feito melhor do que o lituano na segunda, altura em que Kas Haverkort não foi além do quinto tempo

O português Simão Ventura (Exprit/Vortex/Veja) foi oitavo (59,118”), na primeira sessão, e décimo-quarto (59,383”), na segunda, na qual todos os pilotos rodaram mais devagar, por causa do calor.

Na Categoria Junior, o melhor tempo foi para o finlandês Villie Uitto (Tonykart/Vortex/Veja), que rodou em 58,252”, com o francês Victor Martins (Kosmic/Parilla/Veja), com 58,359” e o marroquino Sami Taoufik (FA Kart/Vortex/Veja), com 58,375” a colocarem-se nos lugares seguintes.

Na Categoria OK, tal como nas restantes, o melhor tempo foi feito na primeira sessão, com o inglês Tom Joyner (Zanardi/Parilla/Veja) a averbar o melhor tempo (55,970”), sendo o único, no conjunto das duas sessões a chegar ao segundo “55”, com o alemão Hannes Janker (CRG/Parilla/Veja), com 56,065”, tempo feito na segunda sessão, a ficar com a segunda posição na classificação combinada.

O russo Alexander Smolyar (Tpnykart/Vortex/Veja), com 56,066”, na primeira sessão, averbou o terceiro tempo.

Os portugueses Tomas Mota (Tonykart/Vortex/Veja) e Andriy Pits (CRG/Parilla/Veja) estiveram discretos, com o primeiro a ser 16.º (56,653”) e a não ter tempo na segunda sessão, e o segundo a ser 17.º (56,670”) e 10.º (56,369”).

Da parte da tarde terão lugar mais duas sessões de treinos livres para cada categoria, sendo expectável que os tempo feitos na sessão matinal permaneçam como os melhores do dia.