
Os pilotos do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) deram nas vistas. Pedro Marreiros e Nuno Batista (Porsche 911 GT3 Cup) realizaram os melhores tempos das sessões de treinos cronometrados, realizada há pouco no Autódromo Fernanda Pires da Silva.
Os homens do Porsche realizaram a melhor marca em 2m 03,750s, mas ambos rodaram consistentemente na frente da sessão de treinos, que lhes dá as pole-positions para as duas corridas de amanhã. Melhores no CNV e bateram em toda a linha a concorrência internacional que aposta no Campeonato Espanhol de Resistência.
Francisco Mora (Seat Leon Cup Racer) esteve igualmente brilhante, segundo tempo à geral, na segunda sessão de treinos, batendo os mais potentes GTs e primeiro de entre os Turismos. Mora rodou em 2m 05,492s, e dessa forma apenas vai ter a dupla nacional Marreiros e Batista à frente, na grelha de partida em que militam três dezenas de equipas.
Na primeira sessão o piloto do Seat TCR “quedou-se” pelo quarto tempo da geral, segundo turismo, ao rodar em 2m 06,971s.
Destaque igualmente para os terceiros classificados do CNV, António Cabral e Pedro Moleiro (Porsche 911 GT3 Cup), que fazem o sétimo tempo à geral, na segunda sessão de treinos, tendo na primeira sido os 13ºs.
O CNV regressa à actividade às 11h25 de amanhã, Domingo.
Legends Classic Cup - Treinos Cronometrados
Vasco Barros (Mercedes E190 2.3 16) foi o mais rápido na Legends Car Cup, com o tempo de 2m 17,087s. A 131 milésimas, quedou-se Alexandre Nogueira (Honda Type R) que simultaneamente foi o melhor Pós-Histórico de 99 (PH99).
André Pimenta (Mercedes E190 2.3 16) foi o mais rápido dos PH90, tendo Paulo Mendes (Citroen AX Sport) sido o melhor na classe 1300 dos PH99.
José Meireles (Toyota Corolla Coupê GT) fez o melhor tempo nos PH85 e Luís Império levou o Citroen Ax Sport à melhor marca dos PH90 classe 1300.
Na segunda sessão de treinos Vasco Barros voltou a ser o mais rápido, agora com o tempo de 2m 13,617s. Em segundo terminou João Novo (Ford Sierra RS 500) e dessa forma dominou entre os PH90, passando Alexandre Nogueira para a terceira posição geral sem, no entanto, perder a liderança no PH99.
Nas restantes categorias não existiram surpresas.
Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos - Treinos Cronometrados
João Macedo e Silva (Porsche 911 RSR) foi o mais rápido na primeira sessão de treinos de qualificação, com a marca 2m 14,824s. A 1,1s ficou Rui Costa (Ford Escort RS 1600), que levou a melhor sobre Rui Azevedo (Ford Escort RS 1600), por aquela que foi a diferença do dia: 23 centésimas de segundo!
Na taça 1600 dos Históricos de 71 a marca mais baixa foi posse de Filipe Matias (Lotus Elan) e entre os Históricos de 71, Francisco Pinto (BMW 2002) foi quem levou a melhor.
Miguel Ribeiro (VW Golf GTI) é o mais rápido no Grupo 1, Taça 1600
Passando para a Taça 1600 dos Históricos de 81, melhor tempo para Fernando Xavier (VW Sirocco), enquanto Jorge Cruz (BMW E21 323i) se impôs nos Históricos de 81.
No Grupo 5 o mais rápido foi Rómulo Monteiro (Ford Escort RS 2000).
Na segunda sessão, com o piso mais molhado, os tempos por volta subiram, mas João Macedo e Silva voltou a ser o mais rápido, aliás foi o único da frente a conseguir baixar o tempo. Tal como na anterior Rui Alves foi segundo, mas desta feita a 6,8s. Luís Barros (Porsche 911T) fez o terceiro melhor tempo a oito décimas do Ford.
Paulo Sousa (Datsun 1200) fez o quarto tempo e afirmou-se nos históricos de 71.
Nas restantes categorias nada de novo, à excepção do melhor tempo de Sérgio Monteiro (Datsum 1200) no Grupo 1.
Challenge Desafio Único FEUP - Corrida 1
João Batista arrancou bem e colocou-se na frente da corrida logo no arranque. Raúl Delgado fizeram um bom arranque e ultrapassaram Paulo Ribeiro. Os homens dos Alfa-Romeo 156 a dominarem naturalmente. António Coelho passa incólume pelas primeiras voltas e é o comandante entre os Fiat Punto.
Com o evoluir da prova os homens da frente ganham distância e ao grupo juntam-se Luís Carneiro e Mário Moreira.
Vítor Ramos é o sexto da geral e entretanto assume a liderança no Desafio Único FEUP 2. André Martins é o segundo entre os Fiat Punto, roda próximo e a troca de pilotos será um momento decisivo, pois as diferenças de andamentos não são suficientes para que alguém possa “ficar descansado” na posição que detém.
Com desenrolar das voltas trocam-se os pilotos, mas não se troca a liderança. Batista passa o volante a Gustavo Moura, que lidera com 19 segundos de vantagem sobre José Teixeira, que faz equipa com Raúl Delgado.
António Ferreira é terceiro classificado, mas já tinha cedido uma volta para os homens de frente e rodavam sem pressão pois Paulo Moreira roda bastante mais atrás.
Hugo Negrais sobe para a quinta posição e assume a cabeça entre os FEUP 2, por troca com Jorge Meireles. José Monteiro é agora o terceiro.
A bandeirada xadrez baixava para a dupla João Batista e Gustavo Moura, que tinham uma vantagem de 9,798s sobre Paulo Ribeiro e António Teixeira, que por sua vez traziam Raúl Delgado e José Teixeira a um segundo exacto.
O pódio da do Desafio Único FEUP 2 fica encabeçado por André Martins e José Monteiro, que vencem a custo, pela margem de um piscar de olhos, 77 milésimas! Vítor Ramos e Jorge Meireles foram os terceiros classificados.
CNV - Treinos Livres
Pedro Marreiros e Nuno Batista (Porsche 911 GT3 Cup) dominam as sessões de treinos livres e dessa forma são os melhores entres os participantes do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV).
Francisco Mora (Seat Leon Cup Racer) lidera nos turismos nacionais. Na primeira sessão de treinos livres fez terceiro à geral, segundo entre os TCR e na segunda sessão baixou para quarto da geral, depois de ter sido passado pelo Ginetta, um bem mais potente GT, de Pablo Yeregui e Daniel Carretero.
António Cabral e Pedro Molejo (Porsche 911 GT3 Cup) são nos treinos livres os terceiros melhores participantes do CNV.
O Circuito do Estoril pontua para o CNV nas classes de GT e Turismo, numa prova em que as equipas nacionais se defrontam com os participantes do Campeonato Espanhol de Resistência.
Challenge Desafio Único FEUP - 2ª Sessão de Treinos Cronometrados
António Ferreira (Alfa-Romeo 156) dominou a segunda sessão de treinos cronometrados e realizou a melhor marca até ao momento, no que ao Challenge Desafio Único FEUP diz respeito. Afonso Cidrais (Alfa-Romeo 156) foi segundo a 2,09s, batendo Gustavo Moura (Alfa-Romeo 156) por escassas 38 centésimas.
Carlos Rodrigues (Fiat Punto 85s) fez a sexta melhor marca à geral e foi o melhor dos FEUP 2 por seis centésimas, tendo o segundo melhor tempo sido posse de José Monteiro (Fiat Punto 85s). Diogo Gonçalves (Fiat Punto 85s), fez o terceiro tempo a menos de um segundo da melhor marca. Fica feita a promessa de uma grande corrida, para as 14.45 horas.
Challenge Desafio Único FEUP - 1ª Sessão de Treinos Cronometrados
João Batista (Alfa-Romeo 156) dominou a primeira sessão de treinos cronometrados do Challenge Desafio Único FEUP. Na pista molhada do Estoril rodou em 2m 28,594s, batendo Paulo Ribeiro (Alfa-Romeo 156) por 98 centésimas. Raúl Delgado (Alfa-Romeo 156) fez a terceira melhor marca, com mais 1,80 segundos.
Tiago Vilela (Fiat Punto 85s) voltou a afirmar-se como o mais rápido entre os concorrentes do FEUP2, que é com quem diz, dos Fiat. Intrometeu-se na “guerra” dos Alfa-Romeos e deixou a concorrência, personificada em André Martins (Fiat Punto 85s) a 1,60s. Manuel Fernandes (Fiat Punto 85s) foi o terceiro mais rápido.


