• FPAK tem novo site
  • Suíços, franceses e espanhóis no Drift de Pinhel
  • Os vencedores do CISET 4X4 no Couço
  • Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica prossegue este fim-de-semana
  • Campeonato de Portugal de Perícias visita Castelo Rodrigo

Ralicross de Castelo Branco animado

Sáb, 30 de Maio de 2015

O Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco recebe a terceira jornada do Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross (CNRx), prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco. 

1ª Corrida de Qualificação

Super Buggys

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) arrancou como uma bala, chegou à frente à primeira curva e deixou a concorrência a falar sozinha. Resume-se assim a primeira corrida. Luís Santos (Toniauto TNTT) e António Santos (Toniauto TNTT) são respectivamente segundo e terceiro, numa prova marcada pelo pião de Arménio Rodrigues (Atmos Strong), que não conseguiu retomar o andamento, pois o   ficou encostado ao rail e foi impossível resgatar o carro de volta à corrida.

Super Iniciação 1400 – Troféu Ernesto Gonçalves

Francisco Silva (Citroen AX GTi) partiu muito bem, valeu-se de arrancar no lado interior e chegou com vantagem à primeira curva. Mas Santinho Mendes (Peugeot 205), partindo da segunda linha, parecia querer empurrar os da frente, de tão colado a eles que fazia a primeira volta.

Corrida imprópria para cardíacos com Santinho Mendes a assumir a liderança, enquanto Francisco Silva fica fora de combate após um toque na barreira.

Santinho Mendes na frente, mas tudo ainda muito longe de se decidir. Leandro Macedo (VW Polo) não baixava os braços e a duas voltas do fim vai para a frente da corrida. José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet) é um espectador atento desta luta, em que o mais jovem da dinastia Mendes, não quer ser segundo atrás de Macedo, mas lá tem que se conformar. O mais jovem da dinastia Rodrigues fica com o restante lugar do pódium.

Super Nacional 

Série A

José Fábrica assumiu a liderança, da corrida depois de uma abordagem de plena de coragem à curva um. Manteve-se na frente, mas seria sol de pouca dura: o Peugeot ficava parado na pista.

João Oliveira herda a liderança da prova, mas trás Tiago Martins (VW Golf) junto da traseira do Peugeot 206.

Lá mais atrás luta-se pelo que resta disponível no pódio e acaba por ser Rui Cardoso (Renault Clio) quem leva a melhor, depois de uma discussão com Magda Oliveira (Toyota Yaris).

Serie B

Sérgio Nunes (Peugeot 306) arrancou bem e foi para frente. Tiago Seguro (Peugeot 306) trava demasiado tarde para a primeira curva e quase corre mal.

Com o desenrolar da prova fica claro que o homem da frente fica com a posição cada vez mais segura, enquanto que a Bruno Ferreira não resta outra opção, que não seja arrastar o Honda Civic pela pista, com problemas de caixa.

Tiago Seguro e Bernardo Maia são respectivamente segundo e terceiro  classificados, até que o motor do Peugeot de Sérgio Nunes deixa de colaborar e Seguro e Maia sobem para as posições mais altas do pódium. Bruno Ferreira segue até ao terceiro lugar.

Kartcross

Pedro Rosário (Semog Bravo ER), na segunda sessão de treinos cronometrados, confirmou as indicações que tinha dado na anterior. Está em Castelo Branco para andar na frente e impôs-se por 93 centésimas de segundo. Nuno Bastos (ASK EVO 2011)faz a segunda melhor marca e bate José Mota (Semog Bravo) por 16 centésimas exactas. José Luís Pereira (AG600 Honda)é duas décimas mais lento e atinge o quarto melhor tempo do dia, à frente Luís Almeida (Semog Bravo KC) e de Luís Oliveira (Semog 600). A diferença entre o mais rápido e o sétimo tempo é de 1,701s! 

Dois segundos separam os sete mais rápidos da primeira sessão de treinos cronometrados, que foi dominada por Pedro Rosário (Semog Bravo ER). Nuno Bastos (ASK EVO 2011) foi seis décimas mais lento, o que apesar de tudo lhe permitiu bater José Luís Pereira (AG600 Honda), por duas décimas. O quarto melhor tempo da sessão foi posse de Jorge Francisco (Semog Bravo), com mais meio segundo, que trazia José Mota (Semog Bravo) logo atrás com mais duas décimas. 

Super Buggys

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) voltou a fazer o melhor tempo na segunda sessão de treinos cronometrados e conseguiu mesmo dilatar a vantagem que detinha. O tempo de 55,523s coloca-o com menos 1,962s que o principal adversário, Luís Santos (Toniauto TNTT). António Santos (Toniauto TNTT) ganhou uma posição na grelha de partida, sendo agora terceiro, com mais 3,9 segundos que o detentor da pole-position. Alexandre Tomás (Luna Sport), Miguel Ferreira (Atmos Strong) e Paulo Cardeira (Atmos Strong) completam o grupo dos seis da frente.  

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) foi o mais rápido na primeira sessão de treinos cronometrados. Conseguiu uma vantagem de 3,2 segundos sobre o principal adversário, Luís Santos, em carro idêntico. Alexandre Tomás (Atmos) foi terceiro, a 1,2 segundos, mas seguido de muito perto, a nove décimas, pelo terceiro elemento do “clã” Santos, António, também em Toniauto TNTT. Paulo Cardeira (Atmos Sport) foi o quinto mais rápido.

Super Iniciação 1400 – Troféu Ernesto Gonçalves

Francisco Silva (Citroen AX GTi) impôs-se na segunda sessão de treinos cronometrados e bateu Leandro Macedo (WV Polo) por 1,384s. José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet) terminou com a terceira marca do dia, a sete décimas, mas trazendo Santinho Mendes (Peugeot 205), a duas décimas de segundo. 

O equilíbrio foi uma constante na primeira sessão de treinos da iniciação, com diferenças mínimas a separarem os pilotos da frente. Apesar da juventude, recorde-se que nesta classe participam pilotos com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, não é por isso que os andamentos e a competição está menos presente.

Leandro Macedo (VW Polo) foi o mais rápido, pela margem de 31 centésimas de segundo. José Eduardo Rodrigues (Toyota Starlet) deu o tudo por tudo, mas não cegou para ser primeiro e ainda por cima foi um segundo muito suado, pois Santinho Mendes (Peugeot 205) não estava para facilitar e ficou a 35 centésimas. Francisco Silva (Citroen AX GTi) foi quarto, a menos de meio segundo, mas especificamente a 41 centésimas… isto promete!

Super 1600

O piloto espanhol Gerardo Polido (Ford Fiesta) esperou pela segunda sessão de treinos cronometrados para conseguir a pole-position, pela magra vantagem de 91 milésimas de segundo (!) sobre Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit-Car). Mais uma vez emoção até ao fim e a Pedro Almeida (Peugeot 206 S1600) faltaram seis centésimas para escapar ao terceiro posto. É certo também que o piloto de Famalicão não se podia distrair, pois Hélder Ribeiro (Citroen C2), o quarto classificado, rodou com apenas mais três décimas. Um piscar de olhos, é o suficiente para perder uma ou duas posições nesta categoria, em que Pedro Ribeiro (Peugeot 206) foi quinto e Hugo Lopes não alinhou, com o Citroen Saxo Kit-car a não colaborar.

Hélder Ribeiro (Citroen C2) impôs-se numa sessão de treinos em que dois dos favoritos, Mário Almeida (Peugeot 206 S1600) e Hugo Lopes (Citroen Saxo-Kit Car) optaram por ficar de fora. Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit-Car) foi 1,2 segundos mais lento, mas pressionado por Pedro Ribeiro (Peugeot 206) a seis décimas e pelo espanhol Gerardo Polido (Ford Fiesta) com mais três décimas que Ribeiro.

Super Nacional

João Oliveira (Peugeot 206) confirmou as indicações que já tinha dado na primeira sessão de treinos cronometrados e voltou a ditar lei. Fechou a sessão com uma vantagem de 88 centésimas sobre Tiago Seguro (Peugeot 306), que por sua vez escapou de ser terceiro por uma décima de segundo(!). José Fábrica (Peugeot 205 GTi) vai partir logo atrás dos dois primeiros. O equilíbrio foi constante e a igualdade de andamentos esteve na ordem do dia, no que a treinos diz respeito. Sérgio Nunes (Peugeot 306 S16) foi 99 milésimas mais lento, fez o quarto tempo, à frente de Tiago Martins (VW Golf) e de Bernardo Maia (Citroen AX GTi).

João Oliveira (Peugeot 206) afirmou-se na primeira sessão de treinos cronometrados. Mais uma vez o equilíbrio a ditar lei e Tiago Martins (VW Golf) a ficar a seis décimas. Foi segundo, na frente de Bernardo Maia (Citroen AX GTi) pela margem de (isso mesmo) seis décimas. José Fábrica (Peugeot 205 GTi) foi quase um segundo mais lento, terminando à frente de Tiago Seguro (Peugeot 306) e de Rui Cardoso (Renault Clio). 

Super Cars

Na segunda sessão de treino cronometrado José Cruz surpreendeu Dany Moreau e na polé vamos ter o Peugeot 306, ao lado do Renault Clio do francês. A diferença entre os dois primeiros é agora de 1,269s. Sérgio Ventura (BMW 4X4) fechou com o terceiro tempo, o melhor da Super Nacional 4WD, à frente da Carlos Fernandes (Toyota Celica) e de Daniel Costa (Citroen Saxo Bimotor). 

Mais uma vez os Super Cars e a Super Nacional 4WD correram juntos. A ausência de alguns dos Super Cars inscritos, motivou a união de ambas as categorias. Dany Moreau (Renault Clio) obteve a melhor marca da sessão, com Sérgio Ventura (BMW 4X4) a ficar a 48 centésimas. José Cruz (Peugeot 306) conseguiu o terceiro tempo, à frente de Carlos Fernades (Toyota Celica GT4) e de Daniel Costa (Citroen Saxo Bimotor).